Ernesto Zanon – Do Carro Express / Edição de Imagens: Danilo Sanches
O Volkswagen Polo se tornou o principal carro de entrada da marca no Brasil. Tanto que ele está disponível em diferentes versões, que chegaram para substituir desde o Gol, passando pelos também descontinuados Up!, Fox e Golf. Não é tarefa fácil, já que vai desde o mais básico equipado com motor 1.0 aspirado até o eficiente 1.4 turbo disponível na versão GTS, avaliada desta vez pelo Carro Express.
Na verdade, o GTS foi lançado em 2020 e não aparece com destaque na renovação da linha 2023, apresentada neste momento, em que o Polo Track surge como principal novidade, já que é o substituto do Gol, que se despede após mais de 40 anos de sucesso. Porém, bem diferente do Track, que tem motor 1.0 e câmbio manual, o GTS honra a fama de ser uma linha esportiva e entrega 150 cavalos de potência, com o 1.4 turbo, o 250 da Volkswagen, com o câmbio automático que simula seis marchas.
Vale lembrar que a sigla GTS surgiu ainda na década de 80 com o Passat. Era o modelo esportivo da família. Mas foi no Gol GTS já nos anos 90 que ele se notabilizou por ser um compacto com jeito de esportivo, principalmente na aparência e motor um pouco mais forte. Mais tarde, veio o GTI com alma mais esportiva, deixando o GTS numa posição intermediária, mas nunca abandonando o aspecto de ser mais esperto e jovial.
Desta forma, em 2020, a VW ressuscitou a sigla ao lançar o Polo GTS, praticamente o mesmo carro desta linha 2023, com pequenas alterações de layout, mas acima dos irmãos mais luxuosos, como o Highline e Comfortline. Durante uma semana, o Carro Express ficou com o carro, quando pode perceber que ele se sobressai justamente pela pegada mais forte. No modo de condução Sport, por exemplo, ele justifica a fama de esportivo, com arrancadas precisas e retomadas bastante rápidas. Na posição Normal, também não deixa a desejar na eficiência e até no consumo de combustível.
No visual que conta com linhas mais horizontalizadas e superfícies arredondadas, destaque para a frente, com um friso vermelho na grade dianteira que se une aos faróis em LED. Aliás, a iluminação demonstra ser um capítulo a parte, já que conta com nova tecnologia que garante maior luminosidade e segurança quando chega atrás de outros carros ou os cruza em rodovias. Vale salientar que os para-choques e conjunto óptico completamente renovados, além dos faróis, foram inspirados no Golf europeu
As rodas esportivas de 17 polegadas chamam a atenção pelo desenho, que ornam demais com o estilo do Novo Polo. Mas pela proposta do carro, impossível não citar que falta um teto solar neste GTS. Cabia muito bem o equipamento, que deixaria ele ainda mais atraente. Na parte traseira, as lanternas têm nova assinatura noturna, agora bem mais perceptível, além de logo e nome do carro em posicionamento central, seguindo o padrão de outros modelos da marca, como Nivus, T Cross e Taos.
Internamente, o apelo esportivo está em diferentes detalhes, desde os bancos inteiriços em tecido até no volante com ótima empunhadura. O painel traz as inovações da linha Polo, com um display central com bastante interatividade, que oferece ali vários aplicativos a partir do VW Play, sempre muito intuitivos. No cluster de 10 polegadas atrás do volante, que conta com aletas para troca de marchas, você escolhe o que quer ver, a partir de diferentes opções. Mais uma vez, com dados intuitos sobre o carro e seu comportamento indicados no computador de bordo. Já o ar-condicionado Climatronic é digital, 100% touch screen.
O espaço interno é típico de um hatchback. Acomoda bem quatro pessoas. O porta-malas oferece 300 litros de capacidade. O Novo Polo GTS está sendo comercializado por um pouco mais de R$ 145 mil