Cidades

Avanço do Metrô pode desapropriar comércios importantes em Guarulhos

Na última semana, por meio de decreto, o governador Rodrigo Garcia determinou a desapropriação de 19 lotes, que somam 81.674 m² para a expansão da Linha Verde do Metrô até a Estação Dutra. A medida, porém, pode afetar comércios importantes e tradicionais em Guarulhos. Ao todo, a ação abrange cinco terrenos no município.

O primeiro dele, na altura do Jardim Munhoz, na região da Ponte Grande, deve desapropriar um lado inteiro da rua São Pedro. A área também pode desativar um posto de gasolina na avenida Educador Paulo Freire, mas não inclui o condomínio Parque do Sol. Ali, além da Estação Paulo Freire, deve ser implantado um pátio.

A segunda área, próximo ao Internacional Eventos (antiga Philips), deve servir como uma base de ventilação no cruzamento das ruas Primeiro Tenente Aviador Vieira Sampaio e Anton Philips. Aparentemente, o colégio El Shadai, localizado naquela área da Ponte Grande, não deve ser atingido.

O terceiro terreno, utilizado para a Estação Ponte Grande, desabrigará um ponto importante da avenida Guarulhos, próximo à rua Joaquim Isidoro da Silva. No território existem quadras poliesportivas e, aparentemente, a agência do banco Itaú e o bar Comodoro. O GuarulhosWeb questionou o Metrô pedindo uma lista de endereços para confirmar as desativações, mas a companhia ainda não divulga o levantamento. Do outro lado da avenida, próximo à Paróquia São Geraldo, um outro acesso à estação será instalado, desapropriando mais imóveis.

Às margens da Dutra será implantada a estação que levará o nome da rodovia. Para tanto, um grande terreno foi reservado para as obras, que possivelmente envolverá um terminal de ônibus. A desapropriação abrange parte do antigo estacionamento do shopping, onde outrora existia o casarão dos Saraceni e, posteriormente, um kart, além de um espaço onde funciona um motel, um bar e um posto de gasolina. Não é possível confirmar se a tradicional churrascaria Novilho de Ouro consta na listagem.

Por fim, no cruzamento do Anel Viário com a avenida Guarulhos, já no bairro da Vila Augusta, deve ser instalado outro poço de ventilação. A área, próxima à agência do Banco Bradesco, tem 650 m² e também servirá como espaço de manobra para os veículos.
O Metrô tem como objetivo finalizar as desapropriações da extensão da Linha 2 – Verde até Guarulhos já em 2023. A meta foi publicada pelo presidente da estatal, Silvani Pereira, em suas redes sociais.

Posso ajudar?