A Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos resgatou, na segunda-feira (15), dez aves silvestres mantidas em um criadouro ilegal no bairro Vila Carmela I. A ação foi realizada pela Inspetoria Ambiental após denúncia recebida pela Central 153.
Após o acionamento, os agentes da GCM foram até uma residência no bairro e constataram a prática de crime ambiental. No local, foram encontradas aves silvestres mantidas sem autorização do órgão ambiental competente.
Entre os animais resgatados estavam quatro pixarros, dois canários-da-terra, dois tico-ticos e dois bigodinhos.
Responsável foi encaminhado à delegacia
O proprietário do imóvel não apresentou a documentação exigida para a criação das aves. Diante da irregularidade, ele foi encaminhado à Delegacia de Investigações sobre Crimes contra o Meio Ambiente (Dicma), juntamente com o material apreendido.
O delegado de polícia lavrou auto de crime ambiental com base na Lei nº 9.605/98, que prevê pena de detenção de seis meses a um ano, além de multa, para quem mantém ou comercializa animais silvestres sem autorização legal.

Após o resgate, as aves silvestres foram encaminhadas ao Centro de Triagem e Recuperação de Animais Silvestres de São Paulo (Cetras-SP), onde passarão por avaliação veterinária e processo de reabilitação antes de possível retorno à natureza.



