Cidades

Avião na Vila Galvão será o presente do General a Guarulhos neste final de ano

O dia 30 de dezembro será marcado por festa em Guarulhos. O motivo será o retorno do avião da praça Santos Dumont – conhecida como Praça do Avião – na Vila Galvão. O modelo é um AT-26 Xavante. Mas não foi fácil esse retorno. Ele se deu graças à obstinação de um antigo funcionário da Prefeitura, Décio Pompeo, conhecido na cidade como General.
 
Em meados de 1973 quando Waldomiro Pompeo era prefeito de Guarulhos, a Praça Santos Dumont foi inaugurada. Na época, um modelo Douglas A-20 foi doado pela Aeronáutica para enfeitar a praça em homenagem ao pai da aviação.
O modelo ficou no local até 1976, quando a Aeronáutica pediu a relíquia de volta para levar a uma exposição da companhia no Rio Grande do Sul. A promessa era de que em 6 meses outro modelo ocupasse o lugar. Porém, isso não ocorreu.
 
O filho do prefeito Waldomiro Pompeo, Décio Pompeo, acompanhou todo este processo. Ele conta que aquele avião fazia parte do desenvolvimento da Vila Galvão. "Apesar da praça não se chamar Praça do Avião, aquela era a referência para quem passava por lá", explicou Pompeo que, como o pai, militava na política local.
 
Em 1977 Pompeo deixou a política e passou a se considerar um cidadão comum, mas sem desistir de trazer o avião de volta à praça. "Decidi lutar para que o avião voltasse para o lugar dele", contou.
 
Há cerca de seis anos,segundo contou ao GuarulhosWeb, após conversar com muitas pessoas em tentativas sem sucesso, Pompeo descobriu que a Base Aérea tinha um novo comandante e resolveu ir até lá para conversar com ele. Tratava-se do coronel Celso de Araujo.
 
Ao chegar à Base Aérea e ser atendido pelo comandante, Pompeo diz que ouviu a seguinte frase: "Você caiu nas mãos certas". O que ele não sabia era que aquele comandante um dia foi uma criança que ao passar pela praça na Vila Galvão e ver o avião, disse para a mãe que queria entrar para a Aeronáutica. E anos mais tarde se tornaria o comandante da Base Aérea de São Paulo, localizada em Cumbica.
 
Décio Pompeo, com a ajuda do prefeito Sebastião Almeida, realizou todos os pedidos formais para que o sonho pudesse se tornar realidade. Desta forma, 38 anos depois do começo desta luta, o avião está de volta a Praça Santos Dumont na Vila Galvão.
 
O modelo que já foi instalado é o AT 26 Xavante, que foi doado pela Aeronáutica. A inauguração está marcada para o dia 30 de dezembro às 11h.
 
"Um cidade que não tem passado é uma cidade que não tem presente", encerrou Pompeo.
 

Posso ajudar?