Não é apenas o possível encerramento do ensino em período integral em diversas escolas municipais de Guarulhos, na gestão do prefeito Lucas Sanches (PL), que vem deixando muitas famílias de Guarulhos preocupadas. Pais e responsáveis têm procurado o GWEB para relatar a preocupação e o impacto emocional que a mudança obrigatória também da unidade onde estão estudando vem causando às crianças.
A operadora de caixa Ana Carolina Rodrigues, moradora do Jardim Marilena, conta que o filho Isaque, de 9 anos, aluno do CEU São Domingos, ficou abalado ao saber que será transferido para outra unidade. Segundo ela, o menino “ficou dois dias sem ir pra escola, teve febre e dizia que não queria sair de lá”. Ana explica que o filho “ama a escola e os colegas” e que “a mudança pegou todos de surpresa”.

De acordo com a mãe, os alunos do bairro foram informados de que seriam remanejados para a EMEFIG Benedito Ferreira Lopes, na região do Terminal Taboão, distante do local onde vivem. “Eles falam que é perto, mas não é. A gente vai pegar trânsito, principalmente nos horários de pico. É muito longe e sem condições”, lamenta.
Além da distância, Ana Carolina reclama do aumento nos custos de transporte. “A perua que levava para o CEU era acessível, mas pra lá o valor chega a R$ 240 por mês. Eu não tenho condição de pagar isso. E a escola ainda fala que, se não levar, a criança vai ficar sem estudar. É humilhante”, afirma.
A mãe também critica a forma como a medida foi comunicada e o momento em que ocorreu, no fim do ano letivo. “Poderiam deixar as crianças terminarem o quinto ano. Por que mexer agora? Isso mexe com o psicológico delas, com o aprendizado. O mínimo que o prefeito deveria fazer é construir mais escolas, não tirar as que já existem”, desabafa.
Segundo Ana, ao questionar a direção, ouviu que a determinação partiu da Secretaria de Educação e que não havia alternativa. “Disseram que a gente podia brigar pela perua pública e esperar vaga. É revoltante. Meu filho ficou doente, chorava dizendo que não queria sair da escola. Ele falava: ‘Mãe, eu não tenho culpa se o prefeito quer mudar. Eu não quero sair de lá’. O que a gente faz diante disso?”, questiona.
O GWEB enviou questionamentos à Prefeitura, mas até o momento a gestão do prefeito Lucas Sanches não se manifestou.


