O motorista que parte de São Paulo em direção a Limeira viaja pela melhor rodovia do Brasil, a Bandeirantes (SP-348), segundo pesquisa feita pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT). Entre as 10 melhores, outras oito rodovias do Estado de São Paulo também estão em ótimas condições.
O complexo Ayrton Senna/Carvalho Pinto, administrado pela Ecopistas, ocupa a 7ª posição no país. A rodovia Presidente Dutra, entre o Rio de Janeiro e São Paulo, é a 8ª. O levantamento, divulgado nesta sexta-feira, que revela que das 10 melhores rodovias do Brasil, nove são paulistas e fazem parte do Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo, fiscalizado e gerenciado pela ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo).
Na segunda posição do ranking está outra via do Programa de Concessão Paulista, a SP-330 (Anhanguera), no trecho entre São Paulo e Uberaba (MG). Em terceiro lugar mais uma rodovia paulista concedida: a ligação entre Campinas e Jacareí, Rodovia D. Pedro I (SP-65).
O estudo CNT/2013 mostra outro dado bastante importante em consideração à boa qualidade das rodovias. As vias em bom estado – com ótima condição de pavimento – melhoram o rendimento dos veículos baixando o consumo de combustível, de lubrificantes, de pneus e de freios. “O acréscimo médio do custo operacional devido às condições do pavimento das rodovias brasileiras é de 25%”, aponta a pesquisa. Situação bem diferente vivida pelos motoristas em São Paulo, que utilizam pistas em excelente qualidade e têm economia de dinheiro e desgaste menor do veículo, além de contribuir para a melhoria do meio ambiente.
Se o pavimento de todas as rodovias tivesse classificação boa ou ótima, em 2013, seria possível, destaca o levantamento CNT, uma economia de até 5% no consumo de combustível, o que representa 661 milhões de litros de óleo diesel (R$ 1,39 bilhão) e uma redução da emissão de 1,77 megatonelada de gás carbônico, principal gás do efeito estufa. Situação inversa encontrada nas rodovias sob concessão de São Paulo, onde o usuário trafega em pistas com ótimas condições. O estudo revela ainda que 93,7% do pavimento da malha concedida paulista é ótimo ou bom, sem nenhum trecho considerado péssimo.
Ainda de acordo com o levantamento, 82,2% das rodovias concedidas paulistas são consideradas ótimas e boas. Em comparação com a malha nacional pesquisada (96.714 quilômetros de rodovias) apenas 36,2% são consideradas ótima e boa. Na outra ponta da tabela, somente 6,2% das vias no Estado de São Paulo são consideradas ruim/péssima, ante 29,4% das rodovias no restante do País.
De todas as unidades da Federação, São Paulo é o Estado que tem o maior porcentual de malha rodoviária avaliada como ótima, com 57,3%, seguido do Rio de Janeiro (34,5%) e Santa Catarina (22,5%).
A 17ª edição da pesquisa avaliou mais de 96.714 quilômetros de estradas em todo o país. No Estado de São Paulo, o levantamento foi feito em 8.802 quilômetros, abrangendo rodovias concedidas e públicas, estaduais e federais. Foram levados em conta aspectos do pavimento, sinalização e geometria da via. A partir dessas características, foi possível obter a classificação do estado geral.
Pesquisa CNT 2013
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Ligação |
Rodovia |
Concessionária |
1º |
São Paulo SP – Limeira SP |
SP-310 / SP-348 |
AutoBan |
2º |
São Paulo SP – Uberaba MG |
SP-330 |
AutoBan, Autovias, Intervias, Vianorte |
3° |
Campinas – Jacareí |
SP-65
|
Rota das Bandeiras |
4° |
São Paulo – Itaí – Espírito Santo do Turvo
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SP-280
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ViaOeste, Rodovia das Colinas, SPVias
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5° |
Bauru – Itirapina
|
SP-225
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Centrovias
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6° |
Ribeirão Preto SP – Borborema SP |
SP-330, SP-333 |
Triângulo do Sol |
7° |
São Paulo SP – Taubaté SP |
SP-70 |
Ecopistas |
8° |
Rio de Janeiro RJ – São Paulo SP |
BR-116 |
CCR Nova Dutra |
9° |
Piracicaba SP – Moji Mirim SP |
SP-147 |
Intervias |
10° |
Araraquara SP – São Carlos SP – Franca SP – Itirapuã SP |
SP-255, SP-310, SP-318, SP-334, SP-345 |
Triângulo do Sol e Autovias |