A Azul começa nesta quinta-feira, 11, a vender passagens para Orlando e Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, a partir do aeroporto de Viracopos, em Campinas. A empresa lança sua operação internacional com um preço promocional de R$ 1.500 para um bilhete de ida de volta. O valor é menor do que o oferecido na quarta-feira, 10, em passagens de outras dez companhias aéreas para os mesmos destinos em dezembro, quando estreia a operação internacional da Azul.
O primeiro voo da Azul parte no dia 1º de dezembro para Fort Lauderdale, a cerca de 40 quilômetros de Miami, na Flórida. As rotas para Orlando começam no dia 15 do mesmo mês. A Azul fará um voo diário para cada destino e adicionará voos extras durante janeiro e fevereiro, período de alta temporada no mercado de turismo. Em meados de 2015, a empresa pretende começar a voar para Nova York.
O preço promocional vale para as passagens compradas entre hoje e dia 18, mas o fundador da Azul, David Neeleman, disse ao Estado que a proposta da empresa é oferecer preços acessíveis para os voos com destino aos Estados Unidos. “Vamos puxar o preço do mercado para baixo. Acho que a concorrência vai abaixar o preço para o mesmo nível que o nosso”, disse.
As outras dez empresas que voam para Miami a partir do Brasil cobravam entre R$ 2.049 e R$ 3.332 por um bilhete de ida e volta de São Paulo a Miami, saindo no dia 1º de dezembro e voltando no dia 14 do mesmo mês, segundo consulta feita pelo jornal O Estado de S. Paulo ontem nos sites das dez companhias aéreas que operam a rota.
Airbus
Nos voos internacionais, a Azul usará sete aeronaves Airbus A330, com cerca de 270 lugares. A empresa já recebeu duas delas e receberá outras três até dezembro. Segundo Neeleman, a companhia poderá usar o avião em alguns voos domésticos no intervalo entre um voo internacional e outro. Hoje, os voos nacionais da Azul são feitos por jatos da Embraer, com até 120 lugares, e turboélices ATR, com 70 assentos.
Os Airbus da Azul são usados e terão toda a sua configuração interna renovada. A partir de fevereiro de 2015, duas aeronaves da empresa param por mês para receber a reforma, que custará US$ 6 milhões por avião. “Vamos tirar todos os assentos e colocar tudo novo”, explicou Neeleman.
Na configuração nova, o Airbus da Azul terá 20 assentos na classe executiva e oferecerá uma configuração chamada “Sky couch” nas fileiras centrais da classe econômica. O “Sky couch” – sofá no céu, na tradução livre – tem a opção de levantar o apoio de pés dos quatro assentos da fileira do meio e transformá-los em uma espécie de sofá, permitindo que os passageiros viajem deitados no banco. “Um casal e dois filhos podem viajar todos deitados. Acho até melhor que a primeira classe”, comparou Neeleman.
A partir de 2017, a empresa deverá começar a receber os cinco aviões A350-900, com aproximadamente 330 lugares, que foram encomendados este ano e serão usados para ampliar a operação internacional da empresa. Além da Azul, a Gol já voa de Viracopos para Miami desde julho. A American Airlines anunciou que fará a rota a partir de dezembro. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.