Bailarinas do Projeto EducaDança, com idades entre 9 e 11 anos, participam de pré-seleção da Escola de Teatro Bolshoi no Brasil, que acontece no Anhembi, no próximo dia 19. Esse evento é classificatório para a etapa nacional, a ser realizada no mês de outubro, na sede da instituição, em Joinville (SC).
Iniciativa da Secretaria de Educação, o projeto EducaDança oferece aulas de ballet gratuitas para crianças e jovens entre 5 e 19 anos. Durante a pré-seletiva no Anhembi, as bailarinas guarulhenses nascidas de 2007 a 2009 passarão por alguns exercícios que objetivam analisar o potencial a ser desenvolvido no método aplicado pela escola.
De acordo com Fabiana Mazucante Serra Pinto, professora que integra o corpo docente do projeto, a participação das alunas na seletiva é fundamental para a formação de futuras profissionais da arte do Ballet Clássico.
“Na fase de aprendizado em que as meninas se encontram, do pré-ballet, focamos a iniciação da arte de forma fácil e clara, na qual a criança é guiada para adquirir postura, equilíbrio, coordenação motora e, principalmente, a disciplina da arte do Ballet Clássico. Por isso, a participação das meninas na seletiva do Bolshoi é de suma importância para motivá-las a querer participar, acreditar que podem, conseguem, sem medo de enfrentar”.
A administradora Sandra Amorim, mãe da aluna Sofia, de 8 anos, está muito orgulhosa da participação das bailarinas guarulhenses nesse grande evento. “A participação numa seletiva do Ballet Bolshoi por si só já é um grande sonho, e mais ainda, promove um excelente início de carreira para as meninas, algo que vão se lembrar para o resto de suas vidas”, destaca Sandra.
Animada, a pequena Sofia está confiante e pronta para motivar as colegas que também vão participar da pré-seleção: “Vai ser ótimo, mas para isso, não devemos ter vergonha ou ficar nervosas, porque isso pode atrapalhar nosso desempenho”, avalia a menina.
Escola do Teatro Bolshoi
A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil funciona desde 15 de março de 2000, na cidade catarinense de Joinville. É a única filial da famosa companhia russa. Ela proporciona a formação de artistas da dança, ensinando a técnica de balé segundo a metodologia Vaganova, dança contemporânea e disciplinas complementares.
Com alunos vindos de diferentes estados brasileiros e de outros países, a instituição ressalta o compromisso social, ao conceder 100% de bolsas de estudo e benefícios para todos os alunos. Uma seleção acontece todos os anos para o ingresso de novos bailarinos.
As inscrições, realizadas exclusivamente pelo site da Escola, ainda estão abertas. Para mais informações, acesse: http://www.escolabolshoi.com.br/.