Noticia-geral

Bairro de Cotia, na Grande São Paulo, fica 43 horas sem luz

Moradores de uma rua da Granja Viana, bairro de Cotia, na Grande São Paulo, que concentra condomínios de casas, ficaram 43 horas sem energia elétrica. O problema em um transformador foi resolvido pela AES Eletropaulo em apenas dez minutos.

“Não choveu forte, nenhuma árvore caiu e não teve relâmpago. Foi um simples problema em um transformador”, afirmou a advogada Luci Aparecida Lorente, de 57 anos, moradora da Rua Maestro Manoel Vitorino dos Santos. Ela disse que já na terça-feira, quando acabou a luz, os vizinhos começaram a ligar para a empresa.

“As informações eram desencontradas. Cada morador era informado sobre um problema diferente. Ligamos tanto, que teve uma hora que colocaram o atendimento eletrônico para a gente ficar ouvindo a gravação”, disse. Ela afirmou que o maior prejuízo nos dois dias sem luz foi na geladeira. “Perdi R$ 500 de comida.” Luci Aparecida tem placas para coletar energia solar e, por isso, ela conseguiu tomar banhos quentes.

Despreparo

Na manhã desta quinta-feira, 15, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) criticou a AES Eletropaulo. “Acho que está claro o despreparo. Claro que a gente tem visto ventos muito fortes, árvores que caíram, mas isso todo verão acontece”, afirmou.

Ele também disse que nos últimos quatro anos o Estado aplicou R$ 79 milhões de multas na AES Eletropaulo. “É bom explicar que essa multa não vai para o Estado, ela vai para a Aneel (órgão federal)”, disse. Ainda de acordo com ele, do total de multas aplicadas pelo Estado, menos da metade delas foram pagas.

Procurada, a AES Eletropaulo não havia se posicionado até as 17h30.

Posso ajudar?