A tão sonhada classificação da AD Guarulhos para a segunda fase do Campeonato Paulista da 4ª Divisão, que não vem há anos, pode novamente estar ameaçada. Apesar da vitória, de virada, no último sábado, 13, diante do Manthiqueira, a situação do Índio ainda é bastante delicada na tabela de classificação em relação ao seu ingresso na etapa seguinte, principalmente pelo aproveitamento dos pontos disputados nestes primeiros nove jogos.
A equipe guarulhense encerrou o primeiro turno desta primeira fase com a conquista de apenas 33% dos pontos disputados e apenas duas vitórias. Aconteceram outros três empates e quatro derrotas. Em comparação aos times que garantiriam, ao menos, a vaga para a próxima fase na quarta colocação, a distância é imensa. O Assisense, quarto no grupo 1 tem 59,3% de aproveitamento, contra 63% do Elosport na chave 2 e 48% do Grêmio Mauaense no 3.
Se muitas alternativas para esta reta final de competição, que começa no próximo final de semana, o selecionado do técnico Nelson Kerchner precisa a todo custo dos três pontos contra o União Suzano, concorrente direto e que vem de goleada sofrida para o líder E.C. São Bernardo pelo placar de 6 a 3. E mesmo com a possível vitória, fora de casa, os guarulhenses se mantém longe do G4.
Além de fazer a sua parte dentro de campo, a AD precisa torcer fervorosamente contra o Grêmio Mauaense, que recebe o líder E.C. São Bernardo, o Taboão da Serra, que joga em casa diante do ascendente Jabaquara, e o Manthiqueira, que recebe o lanterna ECUS, no estádio Dario Rodrigues Leite. Caso aconteça essa combinação de resultados, o Índio pode assumir a 5ª colocação nos critérios de desempate e ficar há apenas um ponto da zona de classificação.
Na 8ª colocação do grupo 3 do Campeonato Paulista da 4ª Divisão com 9 pontos conquistados em 9 jogos realizados, a AD Guarulhos encara neste sábado, 20, ás 15h, no estádio Municipal Francisco Marques Figueira, em Suzano, o União Suzano, 5º colocado da chave com 12 pontos ganhos, pela 10ª rodada da competição estadual. O próximo adversário do Índio será a Portuguesa Santista no dia 27, no estádio Antônio Soares de Oliveira.