Economia

Balanços e fusões impulsionam bolsas de NY

As bolsas dos EUA fecharam em alta, com o índice Dow Jones registrando seu 15º fechamento em nível recorde neste ano. O mercado reagiu positivamente a informes de resultados de empresas e ao noticiário sobre fusões e aquisições. O informe de que o PIB da China cresceu 7,5% no segundo trimestre, em relação ao mesmo período de 2013, contribuiu para o sentimento positivo, assim como o índice de confiança das construtoras de casas dos EUA, que subiu a 53 em junho.

“Até vermos uma alta nos juros de longo prazo, as ações continuarão ser a classe de ativos preferida dos investidores. As pessoas não têm muitas alternativas a continuar investidas em ações”, comentou James Abate, gestor de fundos da Centre Asset Management.

Jeffrey Yu, chefe de operações com derivativos de ações no UBS, disse que a alta foi liderada por ações dos setores de tecnologia e de energia, em dia de notícias sobre alianças estratégicas e de alta dos preços do petróleo.

As ações da Intel subiram 9,27%, em reação a seu informe de resultados. As do Bank of America, que também divulgou balanço, caíram 1,90%; o banco ofereceu US$ 13 bilhões ao Departamento de Justiça dos EUA para resolver fora dos tribunais uma investigação sobre irregularidades no setor de hipotecas.

As ações da IBM subiram 2,05%, depois do anúncio de um acordo com a Apple para o desenvolvimento de aplicativos para celulares e para a venda de iPhones e iPads para seus clientes corporativos. As ações da Apple recuaram 0,57%. As ações da Time Warner subiram 17,07%, em reação ao informe de que a empresa rejeitou uma oferta de aquisição feita pela 21st Century Fox, de Rupert Murdoch (cujas ações caíram 4,64%).

O índice Dow Jones fechou em alta de 77,52 pontos (0,45%), em 17.138,20 pontos. O Nasdaq fechou em alta de 9,58 pontos (0,22%), em 4.425,97 pontos. O S&P-500 fechou em alta de 8,29 pontos (0,42%), em 1.981,57 pontos. Fonte: Dow Jones Newswires.

Posso ajudar?