O BNB – Balllet Nacional do Brasil, promove um ato em Guarulhos nesta sexta-feira manifestação com performance de dança das 12h às 14h em frente ao Teatro Adamastor (Av. Monteiro Lobato, 734, em Guarulhos, em defesa da permanência de uma escola gratuita na cidade. Alunas de vários níveis do curso técnico de ballet se apresentarão durante o ato.
A organização não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 1985, tem como objetivo “levar a arte da dança clássica de balé e a música erudita nacional, através do curso técnico profissionalizante” no âmbito comunitário, nacional e internacional”. O BNB é presidido pela ex- bailarina (Balé Bolshoi de Moscou, Scala de Milão, Teatro Municipal do Rio de Janeiro etc.), coreógrafa e “maitre du ballet” Maria Dolores Pestelli.
Em 2016, o BNB firmou convênio com a Prefeitura Municipal de Guarulhos para oferecer o curso técnico profissionalizante composto por 25 disciplinas e com formação completa de balé clássico no total de 8 anos, ministrado para 450 alunos de baixa renda do município com vigência a partir de fevereiro de 2016, com custos de R$ 40 mil ao mês dos cofres públicos. Sem prévio aviso e com parcelas em aberto desde outubro de 2016, a Prefeitura – que, segundo o Ballet, tem uma dívida de R$ 200 mil) – teria notificado o BNB suspendendo o convênio, as atividades de formação e solicitando a imediata desocupação das três salas ocupadas pela escola no Teatro Adamastor.