“Eles estão com a gente o tempo todo. Tanto em casa, onde eu trabalho, quanto nos momentos de lazer. Temos um dia-a-dia de passeios, brincadeiras, treinos e descanso. Essa estrutura permite que eles tolerem bem tudo o que foge à rotina, como gravações, viagens e outras oportunidades que surgem por conta de nossos perfis”, relata Carla Pires, que ao lado de seu noivo Matheus Garcia, teve a vida transformada pelo sucesso que seus dois cachorros guarulhenses alcançaram nas redes sociais.
Bambino e Rogerinho são hoje duas verdadeiras celebridades no TikTok, rede na qual a dupla canina já ultrapassa a marca de 1,8 milhão de seguidores, além de outras 39 milhões de curtidas. O primeiro, um vira-lata caramelo, daqueles bem característicos das esquinas brasileiras, é descrito como um “cãozinho curioso que adora aprender e se comunicar”. O segundo, também um vira-lata, ostenta uma pelagem predominantemente preta, com detalhes brancos que a destacam. Para Carla e Matheus, Rogerinho é um manhoso “que só quer saber de carinho”.
Os animais, encontrados no bairro dos Pimentas, em Guarulhos, ficaram conhecidos por suas expressões engraçadas e pela forma inusitada com que aprenderam a se comunicar. Rogerinho, com seus olhos desconfiados, leva o público da página @viralatacaramelo às gargalhadas e a ataques de fofura, enquanto Bambino deixa todos de queixo caído com sua inteligência e seus botões sonoros, que incluem palavras como “passear”, “comer”, “carinho”, “varanda”, além de “Carla”, “Matheus”, “agora” e “depois”. Em entrevista exclusiva ao GuarulhosWeb, os tutores explicaram que o cachorro foi ensinado desde cedo a expressar suas vontades por meio da ferramenta, que encanta o público nas redes sociais.
Segundo os influenciadores, a ideia de disponibilizar os botões para o vira-lata surgiu assistindo a vídeos da americana Christina Hunger, fonoaudióloga que os utilizava em seu consultório para atender crianças que tinham dificuldades de comunicação. Hunger resolveu testar essa ferramenta com sua cachorra Stella, após observar que ela apresentava os mesmos sinais de uma criança prestes a dizer as primeiras palavras.
“Ao ver a Stella se comunicando com os botões, imaginei que o Bambino também poderia se beneficiar deles. Além de gostar de aprender coisas novas, ele sempre se mostrou bastante comunicativo, vocalizando e nos olhando fixamente quando queria algo. Deduzi que ele gostaria de ter mais uma forma de se comunicar com a gente e ele, de fato, aprendeu rápido”, comenta Carla.
Os botões de comunicação de Bambino Foto: Instagram / @viralatacaramelo
Bambino, adotado em 2017, tem seis anos de idade. Já Rogerinho, adotado em 2018, tem nove anos. Ambos são naturais de Guarulhos e foram encontrados no bairro dos Pimentas. O caramelo estava dentro do campus da Unifesp e sofria com sarna, vermes e uma hérnia no umbigo. Ele foi resgatado por estudantes e colocado em um lar temporário, onde foi adotado por Carla. Cerca de seis meses depois, Rogerinho foi encontrado por Matheus em um bar próximo à faculdade. Ele já tinha por volta de três anos e estava bastante magro e com feridas com infeccionas causadas por mordidas de outros cachorros em situação de abandono da região.
Bambino, apesar das doenças, “era super feliz e ativo”, segundo Carla. Com cuidados veterinários, logo se transformou em um “filhotinho muito saudável”. Rogerinho, por sua vez, foi tirado das ruas inicialmente apenas com o intuito de ter seus ferimentos tratados, mas seu jeito meigo logo conquistou o casal, que decidiu adotá-lo permanentemente. “Decidimos dar um lar temporário até que se recuperasse, mas ele se deu super bem com o Bambino e nós rapidamente nos apaixonamos. Quando surgiu uma interessada, percebemos que ele já era parte da família”, comenta os tutores.
Rogerinho é, para Carla e Matheus, um cão “muito grato”, que aproveita cada momento de sua vida. “Ele fica muito feliz depois de comer e adora quando eu troco a roupa de cama ou as ‘cobertinhas’ deles, ele se esfrega em tudo e todos pra demonstrar sua gratidão”, completa o casal.
A família, os cães e Guarulhos
Apesar de os cães e seu noivo serem guarulhenses, Carla não é. Entretanto, a tutora conta que o município ocupa, ainda assim, um lugar especial em seu coração. “Com frequência visitamos a família do Matheus e temos muito carinho pela cidade. Foi em Guarulhos que nos conhecemos e onde encontramos nossos maiores companheirinhos”, afirma.
Matheus residiu por anos no município com sua família, antes de se mudar para um apartamento em São Paulo e posteriormente para Cotia, onde vive hoje ao lado de Carla, Bambino, Rogerinho e seus equipamentos de gravação.
O casal conta que os vídeos dos cães eram postados sem grandes pretensões, mas que com o tempo, perceberam que seus pets eram muito mais do que simples entretenimento para os internautas. “Foi muito legal ver o interesse das pessoas em acompanhar a nossa história. É muito especial saber que os nossos cachorros são tão amados por tanta gente”.
Com a popularidade de Bambino e Rogerinho nas redes sociais, Carla e Matheus têm aspirações e planos para o futuro, incluindo projetos para continuar compartilhando alegria por meio de suas celebridades caninas. No entanto, o casal entende profundamente a efemeridade da vida e mantêm o foco no presente, valorizando cada momento ao lado de seus companheiros de quatro patas.
“Cachorros deveriam ser eternos, mas não são – então nosso foco é aproveitar ao máximo o tempo que temos ao lado deles e hoje eles estão aqui, felizes e saudáveis. O que mais a gente poderia querer?”, finalizam.
Foto: Dani Furlan