O torcedor do Barcelona sentiu, neste domingo, um pouco de tudo que se pode sentir durante um jogo de futebol. A equipe comandada por Xavi sofreu um gol aos sete minutos, mas conseguiu a virada sobre o Atlético de Madrid e venceu por 4 a 2. Tudo isso com uma boa dose de sofrimento, pois teve que jogar a reta final com um jogador a menos após a expulsão de Daniel Alves, até então um dos destaques do dia, com um gol e uma assistência em seu primeiro jogo no Camp Nou desde que retornou ao clube.
O jogo, parte da 23ª rodada do Campeonato Espanhol, se tratava de um confronto direto. Por isso, com a vitória, a equipe barcelonista entrou no G-4, com 38 pontos, e derrubou Diego Simeone e seus comandados para a quinta colocação, com 36. Além da queda na tabela, o treinador segue amargando o tabu de nunca ter vencido no Camp Nou.
A partida foi quente desde os primeiros instantes, não à toa Carrasco abriu o placar para o Atlético logo aos sete minutos, após receber de Suárez e colocar no canto direito de Ter Stegen. Dois minutos depois, um golaço deixou tudo igual novamente. No lance, Daniel Alves acertou um lindo cruzamento para Alba, que mandou de voleio e acertou o ângulo esquerdo de Oblak.
Com o empate no placar, o cenário se estabilizou com a bola por mais tempo nos pés do Barça, enquanto o Atlético tentava apertar a marcação em busca de uma transição rápida. Então, aos 20 minutos, Gavi subiu livre na área e arrematou de cabeça, completando cruzamento do estreante Adama Traoré, para fazer o gol da virada.
Em vantagem, o Barcelona continuou com uma proposta de jogo ofensiva, que rendeu boas oportunidades, mas também deu espaço para o Atlético em alguns momentos. De qualquer forma, o saldo foi positivo, pois Ronald Araújo ampliou aos 42 minutos, aproveitando o bate e rebate na área, após cobrança de falta de Daniel Alves.
O lateral brasileiro assumiu o protagonismo de vez no segundo tempo, tanto positiva como negativamente. Com apenas três minutos de bola rolando, soltou uma bomba e marcou o quarto gol barcelonista. A situação ficou desconfortável nos minutos seguintes, já que Suárez aplicou a "lei do ex" e diminuiu para os atleticanos, aos 12, pouco tempo antes de Dani Alves ser expulso, aos 23, por um pisão em Carrasco. Entre o gol e expulsão, aos 15, Xavi promoveu a estreia de Aubameyang, que entrou no lugar de Adama, o outro estreante.
A inferioridade numérica obrigou o Barcelona a mudar de estratégia, em meio a uma disputa bastante emocional, com alguns jogadores muito nervosos, assim como os técnicos. Xavi, inclusive, chegou a receber um cartão amarelo. O jogo ainda teve uma invasão de campo nos minutos finais antes de o apito final decretar a vitória dos donos da casa.