O Grêmio soube se beneficiar um apagão do Corinthians no início do segundo tempo para vencer neste domingo, em Porto Alegre. Barcos aproveitou duas bobeadas da defesa adversária, aos 20 segundos e aos quatro minutos da etapa final, para praticamente liquidar a partida. Guerrero ainda descontou, mas o time gaúcho conseguiu resistir à pressão no final e saiu de campo com a vitória por 2 a 1 pela 17.ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O resultado levou o Grêmio a 25 pontos, subindo para a sétima posição. Já o Corinthians estacionou em 31, em quarto. As duas equipes agora voltam as atenções para as oitavas de final da Copa do Brasil. Na quarta-feira, os time paulista enfrenta o Bragantino na Arena Pantanal. No dia seguinte, é a vez dos gaúchos pegarem o Santos em Porto Alegre.
Neste domingo, o Corinthians até teve mais chances e foi melhor na média dos 90 minutos, mas falhou nas conclusões. Exatamente o inverso do Grêmio, que colocou a bola na rede praticamente nas duas únicas oportunidades que teve. Barcos, pressionado pela torcida, mostrou seu faro de artilheiro e definiu o confronto.
O JOGO – O Corinthians começou melhor, apostando nos contra-ataques. Com toques rápidos, Elias, Lodeiro, Jadson e Luciano se entendiam bem e complicavam a marcação do Grêmio. Mas o último passe não estava saindo, o que impedia a criação de chances concretas. Por sua vez, o time gaúcho pouco ameaçava, o que começava a irritar o torcedor.
O confronto ficou muito pegado, cheio de faltas no meio de campo e com poucos bons momentos. As melhores jogadas eram corintianas pelo lado esquerdo, com Guerrero caindo pela ponta e atuando praticamente como um ponta esquerda. Quando o peruano fazia isso, no entanto, faltava alguém na área para concluir as jogadas.
Aos 39, foi Jadson quem apareceu na entrada da área e arriscou, mas jogou para fora. A melhor chance do primeiro tempo aconteceu aos 44. O Corinthians armou mais um rápido contra-ataque, Guerrero encontrou Elias, que tirou de Werley com um toque e arrancou sozinho. O volante, no entanto, perdeu na velocidade e teve que bater de fora da área, fraco, em cima de Marcelo Grohe.
Se o primeiro tempo foi teve poucas chances, antes do primeiro minuto da etapa final o Grêmio abriu o placar. Zé Roberto cruzou da esquerda, Giuliano dividiu com a zaga corintiana e a bola sobrou com Barcos. O argentino desviou de Cássio e marcou o primeiro com 20 segundos de bola rolando.
Não deu nem tempo de o Corinthians reagir e Barcos já marcou o segundo. Giuliano tocou para Dudu pela esquerda, o atacante gingou e cruzou. A bola resvalou em Fagner, passou por todo mundo e sobrou para o argentino, sozinho, marcar. Luan, pouco depois, ainda perdeu grande chance de fazer o terceiro.
O apagão corintiano no início do segundo tempo poderia ser minimizado se Guerrero não tivesse perdido chance incrível. Lodeiro deu lançamento preciso para o peruano, que arrancou sozinho, mas parou em Marcelo Grohe. Apesar dos dois gols relâmpagos, o Corinthians mostrava poder de reação e voltou a chegar com perigo aos 15, quando Fábio Santos perdeu no bico da pequena área, sozinho.
Depois de tanto insistir, o Corinthians finalmente diminuiu, com Guerrero, aos 16. Novamente caindo pela esquerda, ele passou como quis por Matías Rodriguez e encheu o pé. Marcelo Grohe caiu mal e não alcançou. Aos 18, quase saiu o empate em duas oportunidades, com Luciano e Gil, pelo alto.
O gol empolgou os visitantes, mas a equipe não conseguiu manter o ritmo. Por mais que ficasse com a bola e ocupasse o campo de ataque, não conseguia mais levar perigo ao gol de Marcelo Grohe. Na melhor chance, Ralf aproveitou sobra de fora da área, dominou e encheu o pé de esquerda, no travessão. Aos 44, o Corinthians ainda reclamou de pênalti em toque de mão de Werley, na última chegada ao ataque. Ainda houve tempo para Guerrero ser expulso após confusão com Alan Ruiz.
FICHA TÉCNICA:
GRÊMIO 2 X 1 CORINTHIANS
GRÊMIO – Marcelo Grohe; Matías Rodríguez, Werley, Rhodolfo e Zé Roberto; Ramiro, Felipe Bastos, Luan (Matheus Biteco) e Giuliano (Alan Ruiz); Dudu e Barcos (Walace). Técnico: Luiz Felipe Scolari.
CORINTHIANS – Cássio; Fagner, Gil, Anderson Martins e Fábio Santos (Uendel); Ralf, Elias, Lodeiro (Romero) e Jadson; Luciano (Romarinho) e Guerrero. Técnico: Mano Menezes.
GOL – Barcos, aos 20 segundos e aos quatro minutos, e Guerrero, aos 16 minutos do segundo tempo.
ÁRBITRO – Héber Roberto Lopes (SC).
CARTÕES AMARELOS – Anderson Martins, Lodeiro, Elias (Corinthians); Rhodolfo, Matheus Biteco (Grêmio).
CARTÃO VERMELHO – Guerrero (Corinthians).
RENDA – R$ 1.413.807,00.
PÚBLICO – 32.294 pagantes (34.335 presentes).
LOCAL – Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS).