Moradores da Vila Moreira reclamam da falta de horário fixo na coleta de lixo do bairro, além do barulho proveniente dos caminhões que atrapalham o sono e incomodam principalmente quando passam durante as madrugadas.
A servidora pública Alessandra Souza, de 45 anos, conta que mora no bairro há cerca de 5 anos e o problemas sempre atrapalhou a tranquilidade da população. “Não tem horário fixo, às vezes passam meia noite, às vezes às 2h da manhã, eles costumam parar sempre em frente a minha casa, o motorista aciona a caçamba enquanto os outros funcionários jogam o lixo coletado, o barulho é ensurdecedor, especialmente de madruga”, explicou.
Os moradores consideram incoerente a coleta ocorrer mais cedo somente em datas comemorativas como páscoa e natal, quando o serviço acontece entre 18h e 20h para que os funcionários possam fazer a cobrança de “caixinhas”. “Se é possível realizar a coleta mais cedo nessas épocas do ano, por que não manter esse horário e nos deixarem dormir sem que sejamos perturbados?” questionou a moradora.
Em resposta aos questionamentos feitos pelo GuarulhosWeb, a assessoria da Prefeitura informou que existe uma logística e uma programação de coleta que não pode sofrer alteração, uma vez que, uma simples mudança atrapalharia todo o processo. Afirmou ainda que não pode ser realizada pois a coleta noturna se faz em toda a região e não só no bairro em questão.
E finalizou explicando que nas segundas-feiras, por conta do acúmulo e maior quantidade de resíduos gerados nos domicílios, o caminhão coletor acaba passando um pouco mais tarde do que de costume (quartas e sextas-feiras). Às 18h30 saem os coletores da garagem (QUITAÚNA) atendendo a programação estabelecida, e a rua Santa Rita de Cássia faz parte do final do setor.
O telefone para reclamações referente a coleta de resíduos domiciliar é 2468-7218 – Departamento de Limpeza Urbana – Prefeitura Municipal de Guarulhos.
Segunda à sexta-feira das 8h às 17h.
​



