A Base Aérea de São Paulo, uma organização militar engajada em trabalhos sociais, localizada em Guarulhos, tem entre suas atividades o suporte a missões de transporte de órgãos em todo o território nacional. Para isso, conta com uma equipe de sobreaviso pronta para atender a qualquer chamado 24h.
Só no mês de junho e inicio de julho, a organização participou de quatro missões, propiciando esperança de uma nova vida a pacientes que aguardam este momento tão esperado.
Na madrugada do dia 19 de junho, o 4° Esquadrão de Transporte Aéreo encabeçou a tarefa de transportar um coração e um pâncreas. Os órgãos de um adulto foram captados em Florianópolis (SC) e transportados para Curitiba (PR).
Em 28 de junho, numa missão liderada pelo Ten Ícaro, foi captado um fígado no Hospital Regional de Taubaté e transportado para o Hospital de Base de São José do Rio Preto.
No dia 1 deste mês, um coração, um fígado e um rim foram levados de Catanduva ao INCOR de São Paulo e Hospital dos Bandeirantes. Já no dia 3, um fígado foi transportado da Santa Casa de Campo Grande (MS) ao Hospital Albert Einstein em São Paulo.