Economia

BB Seguridade mantém projeções de desempenho no ano

A BB Seguridade manteve inalterada suas projeções de desempenho (guidances) para 2014 apesar de não ter alcançado três das cinco estimativas anunciadas na primeira metade do ano. A holding que controla os negócios de seguros do Banco do Brasil superou o retorno sobre o patrimônio líquido médio ajustado (RSPL) no primeiro trimestre, mas teve crescimento inferior nos seguros de patrimônio, planos de previdência e capitalização.

A companhia espera que seu RSPL fique entre 44% a 49% neste exercício. De janeiro a junho, o indicador ficou acima do intervalo, em 53,3%. Segundo a BB Seguridade, o indicador foi beneficiado pelo forte crescimento do lucro no período em função da melhora do resultado financeiro em todas as coligadas. “Para o restante do exercício, a companhia estima que o indicador se enquadre no intervalo (RSPL) estipulado no guidance 2014”, explica a holding, em relatório que acompanha suas demonstrações financeiras.

Já os prêmios emitidos de seguros patrimoniais (Mapfre BB SH2) cresceram 16,8% no primeiro semestre em um ano, abaixo da faixa de 19% a 26% para 2014. A seguradora destaca que tal desvio é fruto de vendas abaixo do esperado no segmento de automóveis, notadamente no primeiro trimestre de 2014. No entanto, a companhia lembra que o desempenho do segundo trimestre mostrou recuperação “considerável” nas vendas, motivo pelo manteve o intervalo de estimativas para o exercício.

No segmento de planos de previdência, as contribuições avançaram 20,8% de janeiro a junho ante um ano, também abaixo do intervalo de alta projetado para este ano, de 33% a 47%. De acordo com a BB Seguridade, a elevação menor que o guidance reflete a arrecadação abaixo do previsto no primeiro trimestre em meio ao cenário conjuntural “desafiador” para este segmento no início do ano e da estratégia adotada em termos de mix de vendas.

“No entanto, a arrecadação apresentou forte recuperação no segundo trimestre, quando cresceu 58,6% sobre igual período do ano anterior. A companhia mantém o intervalo de estimativas para o exercício de 2014”, destaca a holding, em relatório.

A BB Seguridade cresceu em 6,9% a arrecadação com títulos de capitalização, por meio da coligada Brasilcap, no primeiro semestre ante um ano, porcentual abaixo do limite inferior das estimativas. A companhia relaciona o desempenho à base de comparação “forte” vista em junho de 2013. Porém, a BB Seguridade estima que no restante do exercício, a arrecadação com títulos de capitalização volte para o intervalo do guidance 2014.

Na BB Mapfre SH1, que responde pelos segmentos de vida, habitacional e rural, os prêmios cresceram no primeiro semestre em linha com a projeção da companhia. Foi vista alta de 24,1% em um ano contra intervalo estimado para 2014 de aumento de no mínimo 24% e no máximo 32%.