Estadão

BBB 23: Condução da expulsão de Guimê e Sapato é criticada nas redes

Após expulsão de MC Guimê e Cara de Sapato por assédio contra a participante mexicana Dania Mendez na noite de quinta-feira, 16, a intercambista teve uma crise de choro e precisou ser consolada por outros participantes. Tadeu Schmidt pontuou que a culpa pela situação não era dela.

"O que aconteceu hoje aqui não tem nada a ver com o que você falou, nada. É uma decisão nossa, tá? Puramente nossa", declarou.

No entanto, o desespero nítido da participante levou diversos famosos a criticarem o anúncio da expulsão por conta da falta de informações do que de fato aconteceu para os integrantes da casa.

Alguns artistas e influenciadores digitais fizeram questão de demonstrar insatisfação com o que consideraram "insensível" com a vítima. Dentre eles o youtuber e empresário Felipe Neto, o ex-BBB Gil do Vigor e o comediante Paulo Vieira, que tem um quadro no reality show.

A deputada federal pelo Rio de Janeiro, Jandira Feghali (PCdoB), também opinou ao acrescentar que, apesar de concordar com a expulsão, a exposição da vítima no confessionário não foi uma decisão acertada.

<b>Caso está sendo investigado pela Polícia Civil</b>

Após repercussão, a Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) de Jacarepaguá (bairro da zona oeste do Rio que abrange a área onde ficam os estúdios da TV Globo, que promove o programa) instaurou inquérito para investigar as condutas de ambos.

A suspeita é de que eles tenham cometido importunação sexual contra a participante, crime que consiste em "praticar contra alguém e sem a sua anuência ato libidinoso com o objetivo de satisfazer a própria lascívia ou a de terceiro", nos termos do Código Penal, e é punido com pena de 1 a 5 anos de prisão, se o ato não constitui crime mais grave.

Nas redes sociais, as assessorias dos dois agora ex-participantes do BBB divulgaram notas em que pedem desculpas pelas condutas deles. Segundo a equipe de Guimê, ele exagerou na bebida. "Como todos vocês, nós assistimos e lamentamos os episódios envolvendo o MC Guimê na última festa dentro do Big Brother Brasil. De antemão, deixamos aqui nossas sinceras desculpas a toda ass pessoas (sic) envolvidas", diz o texto.

"Guimê acabou exagerando na bebida, o que o fez passar dos limites em alguns momentos. Sabemos que não há justificativa nenhuma e esperamos que ele possa compreender seus erros e atitudes quando estiver aqui fora", continua.

"Firmamos o compromisso de que, quando o Guimê sair do programa, ele verá todas as imagens e acima de tudo entenderá o quão grave se trata o que aconteceu, pedindo desculpas diretamente a quem precisa e revendo todos os comportamentos de ontem. Pedimos desculpas à Lexa, Dania, Bruna, seus familiares e aos fãs", conclui o texto, referindo-se inclusive à mulher do cantor, Lexa. Após idas e vindas, Guimê e Lexa reataram o romance no final de dezembro.

A assessoria de Cara de Sapato afirmou: "Sabemos que certas atitudes não podem acontecer nem por brincadeira. Por isso, nossas sinceras desculpas à Dânia e sua família pelos acontecimentos. Quando sair da casa e ver essas imagens, Sapato vai precisar entender o que aconteceu, rever comportamentos, se desculpar e aprender que há limites que não podem ser ultrapassados".

Posso ajudar?