Economia

BC da Coreia do Sul mantém taxa de juros inalterada em 1,5%

O Banco da Coreia do Sul (BoK, na sigla em inglês) manteve inalterada, pelo sexto mês seguido, a taxa básica de juros em 1,5%. A medida veio em linha com as expectativas dos 20 economistas consultados pelo Wall Street Journal.

Uma recente melhora nos indicadores econômicos do país abriu espaço para que a autoridade monetária pudesse esperar antes de anunciar mais medidas de estímulo. O BoK também decidiu esperar para ver como os mercados irão reagir a uma possível elevação dos juros nos Estados Unidos, o que pode acontecer já na semana que vem. Uma alta na taxa básica de juros do Federal Reserve, a primeira desde 2006, pode desencadear uma fuga de capitais em direção a ativos mais seguros.

A economia coreana expandiu 1,3% no terceiro trimestre em relação ao trimestre anterior, o mais forte ritmo de crescimento em cinco anos. Já a inflação, embora ainda longe da meta, acelerou para 1% em novembro, a maior taxa em um ano. Esses indicadores enfraqueceram as vozes que pediam por mais estímulos econômicos. Fonte: Dow Jones Newswires.

Posso ajudar?