O Banco Central da África do Sul (SARB, pela sigla em inglês) decidiu manter sua taxa básica de juros em 8,25% pela segunda vez consecutiva, após concluir reunião de política monetária nesta quinta-feira, 21. A última vez em que o SARB ajustou seu juro básico foi em maio, quando a taxa foi elevada em 50 pontos-base, para o atual nível de 8,25%.
Em comunicado sobre a decisão, o BC sul-africano diz que a inflação doméstica voltou a ficar logo abaixo do teto da meta oficial, que é de taxa de 3% a 6%, em junho. Três dirigentes do BC votaram pela manutenção do juro básico, enquanto outros dois defenderam aumento de 25 pontos-base da taxa, a 8,5%.
Segundo avaliação do SARB, o atual nível do juro básico é "restritivo" e "consistente com a perspectiva de inflação". A instituição ressaltou, no entanto, que persistem sérios riscos de alta à perspectiva inflacionária.
"Diante desses riscos, o Comitê (de política monetária) segue vigilante para agir se os riscos começarem a se materializar", disse o SARB, sugerindo que poderá voltar a elevar juros.