O Banco Central da Turquia decidiu nesta quinta-feira, 23, reduzir a taxa básica de juros de 19% para 18%. Em comunicado, a instituição diz que o aperto monetário em curso anteriormente começou tendo um efeito contracionista sobre empréstimos comerciais além do esperado, e avalia que a recente alta inflacionária se dá por fatores "incidentais".
No cenário internacional, porém, a rápida recuperação da demanda global, alta dos preços das commodities, restrições de oferta em alguns setores e aumento dos custos de transporte apontam para aceleração da inflação, diz o BC turco.
A entidade ressalta, porém, que os bancos centrais de países desenvolvidos têm visto essas pressões como transitórias e, desta forma, mantido a acomodação monetária.
O BC turco ainda diz que indicadores antecedentes mostram que a atividade econômica doméstica segue forte no terceiro trimestre, "movida também pela demanda externa". E comenta que a aceleração na vacinação deve melhorar a retomada em serviços e no turismo, prejudicados pela pandemia da covid-19.