O Banco Central do Egito anunciou nesta quinta-feira, 27, que mudou para um regime cambial flexível, "deixando as forças de oferta e demanda determinar o valor da libra egípcia contra outras moedas estrangeiras". A medida causou uma forte desvalorização da moeda ante o dólar.
De acordo com comunicado divulgado pelo BC, o objetivo é priorizar a estabilidade de preços e construir níveis sustentáveis e adequados de reservas de câmbio. "A economia global enfrentou vários choques e desafios, como não são vistos há anos. Recentemente, os mercados globais foram sujeitos à pandemia de covid-19 que colocou o mundo em confinamento, seguido pelo conflito na Ucrânia, que teve ramificações econômicas terríveis", pontua.
Neste cenário, o BC diz que o Egito pretende intensificar sua agenda de reformas "para garantir a estabilidade macroeconômica e alcançar um crescimento forte, sustentável e inclusivo".
Além da alteração cambial, o banco central realizou uma reunião especial, na qual decidiu aumentar a taxa de depósito <i>overnight</i>, a taxa de empréstimo <i>overnight</i> e a taxa da operação principal em 200 pontos-base para 13,25%, 14,25% e 13,75%, respectivamente. A taxa de desconto também foi elevada em 200 pontos-base, para 13,75%.