O Banco Central (BC) informou nesta sexta-feira (20) que a nota de Estatísticas de Crédito com dados de outubro, a ser publicada no dia 27 de novembro, trará revisões ligadas aos programas emergenciais para empresas lançados durante a pandemia do novo coronavírus. As operações destes programas serão sempre classificadas nos campos de "outros créditos direcionados".
O chefe do Departamento de Estatísticas do BC, Fernando Rocha, explicou a jornalistas que algumas operações ligadas a estes programas vinham sendo classificadas, pelas instituições financeiras, em rubricas ligadas ao capital de giro com recursos livres.
Por meio do Comunicado nº 36.417, porém, o BC deixou claro que as operações devem ser classificadas como "outros créditos direcionados". Isso ocorre porque essas operações possuem taxas de juros estabelecidas por lei ou estão voltadas para setores específicos ou, ainda, são realizadas com garantias públicas. Essas características determinam a classificação como "recursos direcionados".
Conforme o BC, os dados dos últimos meses das Estatísticas de Crédito tendem a ser revisados, justamente porque haverá migração de operações antes classificadas como livres para as rubricas de direcionados.
Esta revisão estatística vai abranger o Programa Emergencial de Suporte a Empregos (PESE), o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) e o Programa Emergencial de Acesso a Crédito (Peac).