A chefe do Departamento de Supervisão de Conduta (Decon) do Banco Central, Andreia Vargas, afirmou nesta terça-feira, 30, que está em estudo no Departamento de Normas (Denor) da instituição a elaboração de uma norma específica sobre risco de conduta para instituições financeiras. Questionada pelo Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, ela não se comprometeu com uma data, alegando que depende do Denor, cujo chefe nem sequer tomou posse ainda. Ela disse contudo, que o projeto é considerado prioritário pela entidade e deve ser divulgado “em breve”.
“Será um passo importantíssimo, porque vai congregar aspectos dispersos em diversas normas”, avaliou a diretora durante palestra no 4º Congresso Internacional de Gestão de Riscos, realizado hoje e amanhã em São Paulo pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Ele destacou que a norma vai facilitar tanto o trabalho da fiscalização como das instituições, que terão algo para se basear.
A chefe do Decon do BC informou ainda que, ao contrário da norma, não há previsão para o Banco Central lançar um indicador específico de risco por instituição financeira. “Ainda não chegamos nesse ponto de termos desenvolvido algo que podemos chamar de indicador de risco de conduta. Quem sabe no futuro tenhamos”, afirmou.