Integrante do conselho do Banco Central Europeu (BCE), Isabel Schnabel alertou que a instituição poderá ter de elevar seus juros ainda mais se riscos de a inflação voltar a ganhar força se concretizarem.
Em entrevista ao jornal croata <i>Jutarnji list</i>, reproduzida hoje no site do BCE, Schnabel disse que notícias recentes sobre a inflação da zona do euro são, de modo geral, encorajadoras, mas ressaltou que o núcleo dos preços tem se mostrado mais resistente.
"Não podemos presumir que a inflação irá apenas diminuir daqui em diante, porque poderemos ter novos choques do lado da oferta advindos, por exemplo, dos preços de energia e de alimentos", ponderou ela.
Schnabel citou também como risco de alta para a inflação a possibilidade de que os salários avancem em ritmo mais rápido do que o esperado.
Sobre os juros, Schnabel disse que o BCE não sabe se as taxas já chegaram ao pico e por quanto tempo precisarão ficar em níveis restritivos. Isso dependerá de dados futuros de inflação e da força de transmissão da política monetária para a economia, acrescentou.
No mês passado, o BCE elevou seus juros principais pela 10ª vez consecutiva, mas também sinalizou uma possível pausa no processo de aperto monetário.