Principal tenista do Brasil, Beatriz Haddad Mais não largou bem na temporada de grama, onde conquistou os títulos de Nottingham e Birmingham em 2022. Ao lado da compatriota Ingrid Martins, levou a virada nas duplas em Berlim, parciais de 7/6 (7/5), 6/7 (5/7) e 5/10 diante das chinesas Wang Xinyu e Zheng Saisai na estreia em preparativo para Wimbledon.
Nesta terça-feira, sem descanso, a 18ª do mundo entra em quadra em simples, para desafiar a russa Ekaterina Alexandrova. A chave de Berlim está bastante dura para Bia Haddad. Apesar de ter vencido as três vezes que encarou a rival, ela sabe que não será jogo fácil. E, caso avance, já terá a número 2 do mundo pela frente, a americana Coco Gauff.
O jogo de duplas com as chinesas começou passando a impressão que as brasileiras iriam se sobressair após abrirem logo 3 a 0 e depois 4 a 1. Mas permitiram a reação e o empate por 4 s 4. A parcial acabou no tie-break e com vitória v Erde e amarela por 7/5 no segundo set point.
Sem nenhuma quebra, e com as brasileiras salvando dois set points, a segunda parcial mais uma vez terminou no tie-break. E com as chinesas abrindo logo 4 a 0 e depois 6 a 2. Bia e Ingrid salvaram três chances de fechar, mas acabaram permitindo a devolução dos 7/5.
A decisão foi ao supre tie-break e com as brasileiras cometendo muitos erros. Perderam três serviços no começo da parcial e ficaram em desvantagem de 6 a 1. Caíram por 10 a 5 no primeiro Match point.
Pela chave feminina de Berlim, as russas Daria Kasatkina e Anna Kalinskaya e a checa Marketa Vondreousova (cabeça 5) avançaram. Apenas a americana Emma Navarro, melhor classificada no ranking, foi eliminada.
MEDVEDEV GANHA
Terceiro favorito no Torneio de Halle, também na Alemanha, o russo Daniil Medvedev estreou com boa vitória sobre o português Nuno Borges, parciais de 7/6 (7/4) e 6/4. O rival das oitavas de final, na quarta-feira, será o chinês Zhang Zhizhen.
Cabeça de chave oito, o canadense Félix Auger Aliassime abandonou quando perdia por 6/4 e 4/3 para o alemão Dominik Koepfer. Já o polonês Hubert Hurkacz (5º) passou pelo italiano Flávio Cobolli com 7/5 e 7/6 (7/2).