Agentes da Inspetoria Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos resgataram nesta segunda-feira (7) um bicho-preguiça na sede da 2ª Cia. do 15º Batalhão da Polícia Militar, na Vila Galvão. O animal silvestre foi avistado em situação de risco por um cidadão, às margens da rodovia Fernão Dias, muito próximo a um incêndio em área de mata, sendo retirado do local e transportado em seu veículo até a base da PM.
Os policiais acionaram a Central 153 e solicitaram o apoio da especializada da GCM, que compareceu ao local com equipamentos e caixa de transporte adequada para o resgate do bicho-preguiça. Após uma avaliação, os agentes da GCM Ambiental decidiram pela soltura do animal em segurança em seu habitat natural, pois ele não apresentava ferimentos ou sinais de debilidade.
Quase 500 animais silvestres resgatados neste ano
Somente nos primeiros dias deste mês de outubro, cerca de 30 animais silvestres, dentre eles um sagui, lagartos, saruês e serpentes, foram resgatados em situação de risco em Guarulhos.
Aves silvestres como corujas, urubus e um urutau com ferimentos provocados por linhas de pipa com cerol ou chilena também foram resgatados e encaminhados a biólogos e veterinários do Centro de Triagem e Recuperação de Animais Silvestres (Cetras-SP), no Parque Ecológico do Tietê.