Estadão

Biden deve se reunir com líderes do G20 sobre gargalos de abastecimento

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, deve se reunir com líderes do G20 neste domingo para discutir maneiras de aliviar os gargalos da cadeia de abastecimento mundial. O problema tem afetado a economia global que se recupera da pandemia da covid-19.

Biden planeja discutir como cada país pode identificar e resolver gargalos, disse um funcionário do governo. O objetivo é ajudar a reduzir as pressões e impulsionar o crescimento. Há também uma pretensão para que haja maior coordenação entre os países para que as cadeias de abastecimento sejam mais resilientes e mais transparentes nas questões de transporte.

O presidente norte-americano planejou também fazer anúncios sobre os planos dos EUA para estocar minerais e metais, bem como detalhar quais recursos do país estão disponíveis para encerrar os bloqueios em portos importantes, disse o funcionário. Biden se encontrará ainda com o presidente turco Recep Tayyip Erdogan e encerrará o dia com uma entrevista coletiva.

<b>Passeio</b>

Nesta manhã, alguns líderes do G20 jogaram moedas na Fontana di Trevi, no centro de Roma, em um passeio organizado pelo anfitrião do G20, Mario Draghi. Biden e o presidente Jair Bolsonaro não estavam no grupo.

<i>(Com informações da Associated Press)</i>

Posso ajudar?