O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou na noite desta quinta-feira, 19 que vai enviar nesta sexta-feira, 20, para o Congresso, um pacote que direciona recursos para apoiar a segurança de Ucrânia e Israel. A declaração foi feita em pronunciamento à nação. O chefe da Casa Branca não falou qual será o valor dessa ajuda.
No discurso, Biden equiparou o que chamou de ameaças do Hamas e do presidente da Rússia, Vladimir Putin. Para ele, ambos são diferentes, mas têm como objetivo em comum "alienar a democracia". "Não podemos deixar que Hamas e Putin ganharem", afirmou o presidente americano.
Biden disse também que garantir que Ucrânia e Israel vençam os conflitos é algo essencial para a segurança dos Estados Unidos. O presidente americano afirmou que há evidências que Israel não foi responsável pelo ataque a um hospital em Gaza, que matou centenas de pessoas. Ele salientou ainda que tanto israelenses quanto palestinos merecem "viver em paz".
Por fim, Biden acusou o Irã e a Coreia do Norte de fornecerem drones e munições para a Rússia na guerra contra a Ucrânia.