Estadão

Biden: Rússia pode lançar ciberataques contra nós, país tem capacidade para isso

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, alertou nesta segunda-feira, 21, sobre potenciais ataques cibernéticos da Rússia contra o país, dizendo que Moscou tem capacidade para lançar tais ofensivas. Em discurso para empresários, o democrata disse que é necessário investir em cibersegurança, levando em conta proteger empresas e privacidade, além de garantir funcionamento de estrutura crítica, levando em conta energia e hospitais, por exemplo.

Biden afirmou que o presidente russo Vladimir Putin "está contra a parede". "Putin nunca esperou que Otan estivesse tão unida, nunca fomos tão fortes", indicou. O democrata citou ainda o apoio na região do indo-pacífico, destacando que "Japão e Austrália estão juntos contra a agressão russa", já a Índia está menos definida, lembrou. O presidente elogiou ainda as empresas americanas, que estão fazendo doações para Ucrânia e se "retiraram da Rússia sem que pedíssemos".

O uso de falsos pretextos por parte da Rússia voltou a ser mencionado por Biden, que garante que as acusações sobre o desenvolvimento de armas químicas pelos EUA não são verdade.