Estadão

Biden viajará pelos EUA para apresentar pacote de infraestrutura, diz Casa Branca

A porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, afirmou nesta segunda-feira, 28, que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, viajará pelo país a partir da terça-feira, 29, para apresentar à população o pacote de infraestrutura bipartidário que foi apoiado pelos republicanos na semana passada. Segundo a assessora, o chefe da Casa Branca também tem conversado com os líderes do Congresso sobre a tramitação desta proposta e de outra legislação, que prevê investimentos mais abrangentes e será patrocinada apenas pelos democratas.

De acordo com Psaki, Biden pretende assinar os dois pacotes. No fim de semana, o presidente afirmou que não ameaçou vetar a proposta acordada com os republicanos.

Anteriormente, o chefe da Casa Branca havia dado a entender que só assinaria o projeto bipartidário se o Congresso também aprovasse o pacote democrata.

A porta-voz ressaltou que Biden tem conversado sobre a tramitação das duas propostas com a presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, o líder da maioria democrata no Senado, Chuck Schumer, e com outros parlamentares dos dois partidos.

<b>Clima</b>

Psaki também informou que o democrata continuará a pressionar por mais gastos relacionados à crise climática.

<b>Vacina</b>

Durante a coletiva de imprensa desta segunda-feira, Psaki também anunciou que os EUA enviarão 2 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 da Pfizer ao Peru e 1,5 milhão de doses ao Paquistão.