A 25.ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo terminou no domingo, 12, recebendo menos público do que o esperado: 663 mil pessoas visitaram o evento, de acordo com dados divulgados pela Câmara Brasileira do Livro (CBL). A expectativa no início do evento era receber 700 mil pessoas (em 2016, foram 684 mil).
O ticket médio (quanto cada visitante gasta na Bienal) cresceu 33% em relação à edição passada – o número final é R$ 161,57.
Segundo a pesquisa realizada pelo evento com os visitantes, 97% do público presente ficou satisfeito com o evento e 98% pretende voltar na próxima edição.
Pela primeira vez, a Bienal Internacional do Livro de São Paulo fez um trabalho de inteligência de dados, monitorando em tempo real a percepção dos usuários nas redes sociais, blogs e portais, de acordo com a nota divulgada pela produção. Com a análise das menções do público, percebeu-se que os principais pontos positivos do evento foram: programação cultural, interação e encontro com autores, apelo visual dos estandes e preços acessíveis.
Números da Bienal Internacional do Livro de São Paulo 2018:
Investimento estimado: R$ 32 milhões
Público visitante: 663 mil
Área ocupada total: 75 mil metros quadrados
Expositores: 197
Espaços culturais: 14
Horas de programação: 1.500
Autores nacionais: 291
Autores internacionais: 22
Visitação escolar: 100 mil alunos e 15 mil escolas agendadas