Cidades

Bienal do Livro destina mais de 3 toneladas de resíduos a cooperativas do município

A equipe da Secretaria de Educação responsável pelo Programa Nossa Escola Recicla implementou ações de identificação e segregação de resíduos recicláveis e orgânicos durante a 2ª Bienal do Livro Guarulhos. Ao longo dos dez dias de realização do evento, mais de três toneladas de resíduos recicláveis foram destinadas a cooperativas do município, número satisfatório considerando o público de 150 mil visitantes que circularam pelo espaço.

Essa foi a primeira vez que a Secretaria de Educação realizou a ação de segregar na fonte, procedimento que consiste em separar todos os resíduos recicláveis, como plástico, papel e vidro, dos orgânicos. Esse trabalho, feito por muitas mãos, envolveu várias etapas, desde a identificação dos residuários, orientação das equipes que acompanharam as crianças nas atividades, orientação da equipe de limpeza, além de apoio logístico para a retirada dos materiais ao longo do evento pela Secretaria de Serviços Públicos.

“Na prática, os espaços receberam residuários identificados com escritas e imagens. No momento do descarte dos resíduos, produzidos a partir do que foi consumido no espaço, os alunos das escolas das redes municipal, estadual e particular e demais visitantes tinham a oportunidade de refletir sobre o descarte correto dos materiais”, explicou a pedagoga Denise de Oliveira Camargo, chefe da Divisão de Educação Ambiental da Secretaria de Educação.

De acordo com Denise, a ação alcançou ainda objetivos formativos, já que muitas pessoas acostumadas a separar os resíduos recicláveis dos orgânicos souberam o que fazer ao verem as identificações das frações orgânicas e recicláveis. “Aqueles que ainda não tinham por hábito fazer esse tipo de separação puderam ter contato com o formato, verdadeiro convite à reflexão e à mudança de hábito”, explicou.

A pedagoga explicou ainda que esse formato de segregação não é novidade. Em Guarulhos, a Secretaria de Serviços Públicos, signatária do Programa Lixo Zero, realiza ações que objetivam a reflexão sobre o consumismo e a não geração de lixo. Para tanto, realiza a separação por frações para o melhor tratamento dos resíduos e o menor impacto ambiental.

Repensar, recusar, reduzir e reutilizar

Além de fortalecer a coleta seletiva, que já atende 100% do município, a segregação feita diretamente na fonte é de suma importância para o processo da reciclagem, que nada mais é do que a última instância para tratamento dos resíduos gerados. Por isso, é necessário ter atenção aos quatro “erres” que precedem a reciclagem: repensar, recusar, reduzir e reutilizar, além de refletir sobre a maneira como consumimos.

Ações significativas como essa têm o potencial de sensibilizar e trazer um novo olhar para a correta destinação de resíduos, além de contribuir e dar contexto sobre a importância do cuidado com o meio ambiente.

Para mais informações sobre a coleta seletiva feita no município pela Secretaria de Serviços Públicos acesse https://www.guarulhos.sp.gov.br/categories/servicos-publicos.

Posso ajudar?