Cidades

Bispo ainda teme posição do PT sobre o aborto

Dom Luiz Gonzaga Bergonzini voltou a criticar a posição petista em relação ao tema

Em entrevista  nesta segunda-feira, dia 25, ao Guarulhos Hoje, o bispo diocesano de Guarulhos, dom Luiz Gonzaga Bergonzini, frisou que o Partido dos Trabalhadores mantém uma política favorável ao aborto e voltou a criticar a posição petista em relação ao tema. Ele aguarda a definição do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que deve ocorrer nesta terça-feira, sobre a liberação de aproximadamente um milhão de unidades de panfleto apreendidas pela Polícia Federal em que é expressa a opinião contrária dos bispos da Regional Sul 1 em relação à política favorável ao aborto.

Caso obtenha posição favorável da Justiça, Bergonzini confirma que o material confeccionado em nome da Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), intitulado "Apelo a todos os brasileiros e brasileiras", será distribuído, mas não menciona de que maneira. "Não será distribuído durante as celebrações".

Ele ainda destaca que não é partidário e sim político, afirmando que tem manifestado as próprias opiniões como eleitor. "Não posso concordar com a posição do partido que aprovou em seu plano de política nacional a regularização do aborto, e por isso em nenhum momento irei deixar de faltar com a verdade", disse.

Sobre a possível eleição da presidenciável petista, Dilma Rousseff, o bispo de Guarulhos declara que irá continuar se manifestando contra qualquer ação desfavorável à vida. "Independente de coligação partidária e por ser político, vou continuar me manifestando. Até porque sou feliz em falar sempre a verdade e com isso deito minha cabeça toda noite no meu travesseiro muito tranquilo, sem a consciência pesada", destaca.

Posso ajudar?