O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, se reúne nesta sexta-feira, 13, com o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, em Amã, na Jordânia. A autoridade dos Estados Unidos realiza um giro por países árabes, a fim de dissuadir outros Estados ou grupos militantes de entrar no conflito entre Israel e o Hamas.
Blinken deve visitar também Catar, Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos e o Egito. Na quinta-feira, ele se reuniu com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e comentou que Israel tem o direito de se defender, mas pediu que sejam tomadas precauções para evitar que civis sejam feridos.
Diplomatas veem o giro de Blinken como uma oportunidade para mapear a resposta pública das capitais árabes, caso Israel invada Gaza.
Um diplomata árabe advertiu que imagens de uma Gaza arrasada poderia impulsionar o terrorismo. Isso também geraria o risco de dar mais legitimidade ao Hamas e fortalecer o Hezbollah e rebeldes houthis no Iêmen, disse o diplomata.
"É nossa determinação, e também de Israel, que não exista uma segunda ou uma terceira frente" de conflito, afirmou Blinken a repórteres na quinta-feira em Tel-Aviv. Fonte: <i>Dow Jones Newswires</i>.