O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai destinar R$ 4,75 milhões à Paróquia de Santo Antônio, de Tiradentes (MG), para restauro do Santuário da Santíssima Trindade e das Capelas dos Cinco Passos da Paixão de Cristo, informou o banco nesta semana.
Os recursos não reembolsáveis – sem necessidade de pagamento pela igreja – serão aplicados na restauração arquitetônica dos elementos artísticos e estruturais da igreja, bem como a conservação e restauração dos bens móveis e integrados das capelas. Desde 1938, o santuário e os Cinco Passos são tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Santuário da Santíssima Trindade
Reconhecida como santuário na década de 60, a igreja abriga o único exemplar de uma imagem de Deus com trajes papais. Atualmente, precisa de ampla reforma, em razão de danos estruturais, tais como infiltrações e rachaduras.
O projeto, com prazo de 24 meses para implantação, também prevê intervenções nas instalações elétricas, nas condições de acessibilidade e nos sistemas de proteção contra descargas atmosféricas, de prevenção e combate a incêndios e de segurança eletrônica, aponta o BNDES.
Capelas
Construídas por volta de 1745, as Capelas dos Cinco Passos também sofreram degradação física nos últimos anos, como o ataque de insetos que se alimentam da celulose da madeira, infiltrações de água da chuva, deslocamento das estruturas de madeiras, oxidação de pregos, sujeira, desgaste e alterações cromáticas nas pinturas. A restauração é necessária para a sobrevivência dos monumentos.