A taxa de inadimplência do consumidor no País subiu 1,2% em janeiro na comparação com dezembro, com ajuste sazonal, e cresceu 1% no confronto com o primeiro mês de 2019. É o que mostram dados da Boa Vista. No entanto, acumula queda de 2% em 12 meses terminados em janeiro deste ano.
Em nota, a Boa Vista alerta que o elevado nível de desocupação e a subutilização da mão de obra, somados à lenta recuperação da renda, aumentam a possibilidade de que esta expansão recente dos empréstimos resulte em maior inadimplência nos próximos meses.
O desempenho visto em janeiro vai nessa direção, observa. Outros dados também mostram que a inadimplência tende a crescer mais entre os consumidores de menor renda, exatamente os mais afetados pela lenta recuperação do emprego, acrescenta.
Por ora, passado o período mais intenso da crise e a melhora da expectativa referente ao ambiente econômico, o indicador demonstra sinais de que caminha para a estabilização após quatro anos consecutivos de queda nos registros.