Os preparativos para o primeiro dia de eventos do papa Francisco em Bogotá começaram por volta das 4 horas da manhã desta quinta-feira, 7. As principais ruas e avenidas próximas à Casa de Nariño, sede presidencial, foram fechadas para carros e apenas os ônibus circulavam pelos corredores.
Na Praça Bolívar e no Palácio presidencial a segurança é reforçada e desde 6 horas as pessoas começam a chegar para aguardar o pontífice enquanto músicas sobre o processo de paz no país são usadas para teste. Equipes militares e policiais chegavam desde 5 horas para integrarem os grupos se segurança nas diferentes partes de Bogotá. Na sede da presidência, funcionários estenderam um grande tapete vermelho por onde o papa caminhará.
Nesta manhã, Francisco se reúne com o presidente Juan Manuel Santos e depois recebe as chaves da cidade. Nesta tarde ele realiza uma missa no Parque Simón Bolívar. O pontífice chegou à Colômbia na tarde da quarta-feira e pediu aos colombianos que rezassem por ele e não abandonassem a alegria. Francisco é o terceiro papa a visitar o país.