Economia

Bolsa de Nova York fecha em alta; Dow e Nasdaq acumulam 3 semanas de ganhos

A Bolsa de Nova York fechou em alta nesta sexta-feira, 16, depois de os principais índices oscilarem várias vezes entre o positivo e o negativo. A semana, marcada pelo início da temporada de divulgação dos resultados das empresas no terceiro trimestre, foi a terceira consecutiva de ganhos para os índices Dow Jones e Nasdaq, o que não acontecia desde fevereiro.

“Os investidores estão começando a olhar para além das questões que afetaram negativamente as empresas no terceiro trimestre. Estamos bastante otimistas sobre a perspectiva do mercado. Olhando para a economia em geral, a inflação continua benigna, a confiança do consumidor continua forte, o mercado de imóveis residenciais parece bem e o mercado de trabalho parece forte”, comentou Saira Malik, da TIAA-CREF Asset Management.

Com indicadores fracos divulgados recentemente nos EUA e preocupações quanto ao crescimento global, muitos investidores estão apostando que o Federal Reserve não elevará as taxas de juro em breve. O mercado de ações também está reagindo a informes de resultados de empresas no terceiro trimestre. Comentando as altas recentes, o analista Peter Boockvar, do Lindsay Group, disse que “ver um rali feroz em face de lucros medíocres sugere que o mercado tem a esperança de que não ocorram elevações das taxas de juro, pelo menos por uns poucos meses a mais”.

Três indicadores foram divulgados hoje nos EUA. A produção industrial caiu 0,2% em setembro; a taxa de utilização da capacidade recuou para 77,5% em setembro, de 77,8% em agosto. O índice de sentimento do consumidor da Universidade de Michigan subiu a 92,1 na pesquisa preliminar de outubro, de 87,2 em setembro. O número de vagas abertas no mercado de trabalho ficou em 5,4 milhões em agosto, de 5,7 milhões em julho.

Sobre a temporada de divulgação de balanços, a FactSet informou que incluindo as 58 companhias do S&P-500 que já divulgaram resultados, a expectativa é de que os lucros das componentes do índice no terceiro trimestre mostrem uma queda de 4,6%; pouco antes do início da temporada, a expectativa era de que os lucros caíssem 5,1%. “Teremos mais surpresas positivas. As empresas chegam para os analistas e dizem que o céu está caindo; e é claro que as coisas não estão tão ruins”, comentou Brad McMillan, da Commonwealth Financial Network.

Entre os destaques da sessão estavam as ações de empresas que divulgaram resultados, como General Electric (+3,39%), Honeywell International (-1,49%), Wynn Resorts (-1,17%)e Mattel (+6,04%). As ações da United Continental caíram 3,10%, revertendo a alta da abertura, em reação ao informe de que o CEO da empresa, Oscar Muñoz, foi hospitalizado em Chicago após um ataque cardíaco. No setor de tecnologia, as ações da Twitter subiram 4,85%, depois de Steve Ballmer, ex-CEO da Microsoft, revelar que tem uma participação de 4% na empresa.

O índice Dow Jones fechou em alta de 74,22 pontos (0,43%), em 17.215,97 pontos. O Nasdaq fechou em alta de 16,59 pontos (0,34%), em 4.886,69 pontos. O S&P-500 fechou em alta de 9,25 pontos (0,46%), em 2.033,11 pontos. Na semana, o Dow ganhou 0,77%, o Nasdaq avançou 1,16% e o S&P-500 subiu 0,90%. Fonte: Dow Jones Newswires