As bolsas norte-americanas fecharam em queda pela terceira sessão consecutiva nesta quarta-feira, 9, influenciadas pela recuo dos preços do barril de petróleo.
Apesar de ter iniciado o dia em território positivo, a commodity voltou a cair após o Departamento de Energia dos EUA (DoE) anunciar um crescimento de 423 mil barris nos estoques de petróleo bruto no centro distribuição de Cushing. Os estoques de destilados também registraram aumento de 4,998 milhões de barris, muito maior do que a previsão de crescimento de 1,3 milhão de barris.
O movimento se refletiu nas bolsas e apagou inclusive o otimismo com as notícias sobre a fusão da DuPont e da Dow Chemical, duas gigantes do setor químico. Como resultado, o índice Dow Jones fechou em queda de 0,43%, aos 17.492,30 pontos, enquanto o S&P 500 caiu 0,77%, aos 2.047,62 pontos e o Nasdaq perdeu 1,48%, aos 5.022,87 pontos.
“O negócio (entre Dow e DuPont) pode ter criado alguma euforia, mas era um falso senso de otimismo”, disse Mohit Bajaj, da corretora WallachBeth Capital. “No momento, o que prende a atenção de todos é o preço do petróleo.”
As ações da DuPont encerraram o dia em alta de 11,85%, enquanto os papéis da Dow Chemical avançaram 11,93%. Fonte: Dow Jones Newswires


