A Bolsa de Nova York fechou em queda nesta quarta-feira, 2, em reação à nova baixa dos preços do petróleo. O índice Dow Jones passou a acumular queda em 2015, de 0,52%. Todos os dez setores que compõem o índice S&P-500 fecharam em baixa, com destaque para os de energia (-3,1%), utilidades públicas (-2,2%), materiais (-1,3%) e financeiro (-1,2%). O Nasdaq operou boa parte da sessão em alta, sustentado por ganhos das ações do setor de tecnologia, mas passou a cair na última hora do pregão.
O dia também foi marcado por dois discursos da presidente do Federal Reserve, Janet Yellen, e pela divulgação do “livro bege” do Fed. Ao mostrar confiança de que a atividade econômica está acelerando e que a inflação começa a dar sinais de subir em direção à meta de 2%, Yellen reforçou as expectativas de que o Fed começará a elevar as taxas de juro na reunião de 15 e 16 de dezembro. Isso levou a uma aceleração da alta do dólar e da queda dos preços dos títulos do Tesouro dos EUA. O “livro bege” não trouxe novidades.
O petróleo fechou abaixo de US$ 40 por barril em Nova York, em reação ao relatório sobre os estoques dos EUA na semana passada e a informes conflitantes sobre a possibilidade de a Opep reduzir sua meta de produção na reunião da sexta-feira em Viena; os preços dos metais também caíram, em reação à alta do dólar.
“O petróleo rompeu os US$ 40, essa é a história do dia. É isso que motivou o movimento de venda de ações”, disse Ian Winer, chefe da divisão de ações da Wedbush Securities.
Na Europa, as bolsas de Londres e Lisboa subiram, mas as de Frankfurt, Paris e Madri fecharam em queda; pela manhã, o Eurostat informou que o índice de preços ao consumidor da zona do euro teve uma alta anual de 0,1% na pesquisa preliminar de novembro, após uma alta de 0,2% em outubro. Os dados fracos da inflação fortaleceram a expectativa de que o Banco Central Europeu (BCE) anunciará uma expansão de seu programa de relaxamento quantitativo da política monetária na reunião desta quinta-feira.
Nos EUA, a expectativa de uma elevação das taxas de juro pelo curto prazo pelo Fed em dezembro cresceu depois do informe da Automatic Data Processing (ADP), de que foram criados 217 mil postos de trabalho no setor privado em novembro, de 182 mil em outubro; a expectativa era de 192 mil.
As ações do setor de energia e as das mineradoras caíram (Chevron, -2,41%, ExxonMobil, -2,46%, Murphy Oil, -6,77%, e Freeport McMoRan, -6,00%).
Entre as ações do setor de tecnologia, as da Yahoo subiram 5,75%, depois de informes de que a empresa poderá vender sua unidade de serviços na internet; as da Qualcomm subiram 5,17%, depois de a empresa assegurar um acordo de licenciamento de patentes com uma companhia chinesa. Das 30 componentes do Dow, apenas uma ação fechou em alta (UnitedHealth, com ganho de 1,62%).
O índice Dow Jones fechou em queda de 158,67 pontos (0,89%), em 17.729,68 pontos. O Nasdaq fechou em queda de 33,09 pontos (0,64%), em 5.123,22 pontos. O S&P-500 fechou em queda de 23,12 pontos (1,10%), em 2.079,51 pontos. Fonte: Dow Jones Newswires