A Bolsa de Nova York fechou em leve baixa nesta quinta-feira, 19, um dia depois de os principais índices do mercado terem registrado seus maiores ganhos em um mês, em reação à ata da última reunião do Federal Reserve (Fed). A ata sugeriu com mais firmeza que o Fed deverá começar a elevar as taxas de juro de curto prazo em sua próxima reunião, em dezembro. As ações dos setores de energia e de saúde estavam entre as maiores quedas; as de tecnologia subiram.
O estrategista Jeffrey Saut, da Raymond James, disse que o mercado “está fazendo uma pausa para recuperar sua energia. Mas não acho que haverá recuos significativos”. Outros participantes do mercado notaram o contraste entre a queda das bolsas logo depois de o Fed decidir manter as taxas de juro inalteradas, em setembro, e a reação positiva de ontem à tarde. O foco dos investidores passou de quando o Fed passaria a apertar a política monetária para o ritmo que as elevações das taxas de juro deverão ter.
“Acho que o cenário maior é o de que o mercado agora acredita que o Fed deveria começar a elevar as taxas de juro, As pressões altistas dos salários estão acelerando e já faz um ano que a queda forte dos preços do petróleo começou. Isso já não será um peso tão grande a pressionar a inflação para baixo”, comentou o estrategista David Lefkowitz, da UBS Wealth Management Americas.
Os indicadores divulgados hoje nos EUA saíram positivos. O número de novos pedidos de auxílio-desemprego ficou em 271 mil na semana até 14 de novembro, com queda de 5 mil em relação à semana anterior; economistas previam 270 mil pedidos. O índice de atividade regional do Fed de Filadélfia subiu para 1,9 em novembro, de -4,5 em outubro, superando a previsão de -1,0. O índice de confiança do consumidor da Conference Board subiu 0,6% em outubro, em linha com a expectativa, após um declínio de 0,2% em setembro.
Entre os destaques da sessão estavam duas ações do setor de tecnologia que fizeram suas ofertas públicas iniciais ontem. As do serviço de pagamentos via celular Square subiram 45,22% e as do serviço de marcação de encontros via internet Match Group avançaram 22,83%. Outro destaque no setor de tecnologia foi Intel, com alta de 3,44%, depois de a empresa anunciar um aumento dos dividendos e uma projeção de lucros maior do que a dos analistas para 2016.
As ações do setor de saúde caíram, depois de a UnitedHealth (-5,65%) fazer um alerta de queda nos lucros e anunciar que poderá retirar seus planos de saúde dos sistemas de negociação que fazem parte do chamado Obamacare (Pfizer, -3,06%, Tenet Healthcare, -8,02%, e Aetna, -6,52%). As do setor de energia também caíram, em reação à nova baixa dos preços do petróleo (Chevron, -1,50%, ExxonMobil, -0,54%, Chesapeake Energy, -10,00%, e Southwestern Energy, -7,21%). As da rede de lojas de eletrônicos Best Buy caíram 2,11%, depois de a empresa relatar uma desaceleração e alertar para uma redução em sua receita no quarto trimestre, o que causou nervosismo entre os investidores sobre a temporada de compras para as festas de fim de ano.
O índice Dow Jones fechou em baixa de 4,41 pontos (0,02%), em 17.732,75 pontos. O Nasdaq fechou em queda de 1,56 ponto (0,03%), em 5.073,64 pontos. O S&P-500 fechou em baixa de 2,34 pontos (0,11%), em 2.081,24 pontos. Fonte: Dow Jones Newswires