A Bolsa de Tóquio fechou em alta nesta quarta-feira, com um novo avanço do dólar ante o iene impulsionando o mercado japonês para seu maior nível em sete meses.
Operadores, no entanto, se mostraram cautelosos quanto à perspectiva de mais ganhos no curto prazo, devido aos negócios especulativos e valorizações excessivas das ações.
O índice Nikkei, que reúne os papéis das empresas mais negociadas na capital japonesa, subiu 0,38%, encerrando o dia a 15.728,35 pontos, após o avanço de 1,2% registrado ontem, mas bem distante da máxima do dia, à medida que o dólar reverteu a trajetória de valorização frente ao iene.
O volume em Tóquio ultrapassou 2 bilhões de ações negociadas pela quinta vez nas últimas seis sessões, refletindo participação mais ativa dos investidores do que a verificada nos últimos meses.
Durante a madrugada, o dólar chegou a ser negociado a 105,33 ienes, ante 105,10 ienes no fim da tarde de ontem em Nova York. No fim do pregão em Tóquio, porém, a moeda norte-americana já tinha devolvido os ganhos. O dólar forte favorece a competitividade de exportadores japoneses.
O mercado acionário se preparou também para o anúncio de mudanças no gabinete do primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, mas a maioria das alterações veio em linha com o esperado. Os principais nomes da equipe econômica, o ministro de Finanças, Taro Aso, e o de Economia e Política Fiscal, Akira Amari, foram mantidos. Fonte: Dow Jones Newswires.