A Bolsa de Tóquio fechou em alta pela sétima sessão consecutiva nesta terça-feira, com a valorização do dólar ante o iene impulsionando ações de tecnologia e compras especulativas beneficiando papéis do setor imobiliário.
O índice Nikkei, que reúne as empresas mais negociadas na capital japonesa, subiu 0,83%, a 15.449,79 pontos, garantindo sua maior sequência de ganhos desde o começo do ano. Nesse período, a alta acumulada do Nikkei foi de 4,5%, o que reduziu a desvalorização em 2014 a 5,2%. O volume continuou fraco, totalizando 1,8 bilhão de ações negociadas.
O mercado japonês foi favorecido pelo avanço do dólar, que melhora a competitividade dos exportadores, e pelo desempenho positivo das bolsas de Nova York ontem.
“Os dados econômicos dos EUA, incluindo o último número de confiança das construtoras (que veio melhor que o esperado), continuam a sustentar um forte mercado de ações e um dólar valorizado. As ações do Japão, em especial os exportadores de tecnologia, refletem o mercado cambial mais favorável”, comentou Yoshihiro Okumura, gerente geral da Chibagin Asset Management.
Os destaques de tecnologia em Tóquio incluíram Sony (+1,9%), Toshiba (+1,8%) e TDK (+0,8%).
No setor imobiliário, subiram Mitsui Fudosan (+2,1%), Mitsubishi Estate (+2,5%) e Sumitomo Realty & Development (+1,7%), em meio a um movimento especulativo gerado pela notícia, divulgada pela Bloomberg, de que a MGM Resorts International sondou o mercado de peixes de Tsukiji, em Tóquio, para a possível instalação de um cassino na área.
No mercado de bônus do governo japonês, conhecidos como JGBs, o juro do papel de 20 anos atingiu hoje o menor nível desde abril de 2013, a 1,34%, após o sólido resultado de um leilão de dívida com o mesmo vencimento. Com informações da Dow Jones Newswires.