As ações da bolsa de Tóquio recuaram nesta quarta-feira, em meio ao dólar fraco ante o iene e às quedas das bolsa norte-americanas nos pregões do dia anterior. O índice Nikkei fechou em queda de 0,24%, a 16.167,45 pontos.
A moeda dos Estados Unidos se desvalorizou ao longo do dia na Ásia, apesar de apresentar resistência no começo das sessões. Durante o fechamento da bolsa, o dólar já havia recuado para 108,64 ienes, de 108,86 do final da tarde de ontem em Nova York.
“O iene continua um termômetro para o apetite de risco”, acredita o estrategista da CLSA Equity Nicholas Smith. A recente alta da moeda não deve ser corrigida por completo, no entanto, segundo avaliação do analista.
Durante a sessão, as ações do SoftBank e do Yahoo Japan caíram fortemente. Ambas as empresas, acionistas do Alibaba, registram perdas desde a oferta pública de ações (IPO, na sigla de inglês) da companhia de e-comerce chinesa. O Softbank recuou 3,53%, enquanto o Yahoo desvalorizou 2,97%.
Já os papéis das empresas de construção civil tiveram as melhores performances, após a publicação das estatísticas do setor pelo Ministério da Infraestrutura. O nível de investimento estatal atingiu patamar recorde de 17 trilhões de ienes. As ações da Kumagai Gumi subiram 2.1%, da Tekken avançaram 1.8%, e da Kajima encerraram em valorização de 3.4%. Fonte: Dow Jones Newswires.