Cidades

Bolsa Família supera em 11% o índice de condicionalidade da saúde de 2016

o primeiro semestre deste ano, Guarulhos atingiu o índice próximo de 52% referente à condicionalidade da Saúde no programa Bolsa Família, superando em 11% o índice do mesmo período de 2016, que foi de 41%. Ele é aferido pelo monitoramento do calendário de vacinas, do crescimento e do desenvolvimento das crianças menores de sete anos, pré-natal para gestantes e acompanhamento de nutrizes.
 
 
A meta da atual gestão do Bolsa Família para os próximos quatro anos é realizar os acompanhamentos necessários referentes à condicionalidade da saúde a todos os beneficiários do programa.
 
 
Orientações
 
Os beneficiários do Programa Bolsa Família devem manter atualizado o calendário de vacinação das crianças menores de sete anos, e levarem as crianças para serem pesadas, medidas e examinadas, conforme o calendário do Ministério da Saúde. Pais e responsáveis devem manter os seus cadastros sempre atualizados na UBS de referência, bem como na sede do Bolsa Família e no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais).
 
 
As gestantes devem participar do pré-natal e ir às consultas na unidade de saúde, assim como as nutrizes devem fazer os acompanhamentos exigidos. É importante que, após o parto, continuem o acompanhamento da própria saúde.
 
 
Desta forma, as famílias cumprem as exigências do ‘Bolsa Família’, mas também têm acesso às políticas públicas sociais e de saúde, que visam a reduzir riscos, doenças e outros agravos.

Posso ajudar?