Cidades

Bolsão de retenção é novidade e segurança para as motos

Em um projeto idealizado pela Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (STMU), a pedido do prefeito Guti, Guarulhos ganhou nesta terça-feira, 23/10, suas primeiras áreas para motos em retenção. Elas estão localizadas nos cruzamentos das avenidas Paulo Faccini e Tiradentes, em quatro pontos diferentes: Tiradentes centro/bairro e bairro/centro, e na Paulo Faccini no sentido rodovia Presidente Dutra/Bosque Maia e também no sentido contrário. Ainda restam pequenos detalhes para o término da obras, como a colocação do pictograma gráfico (desenho da figura da moto no solo e também a colocação das placas, serviço que será feito na noite desta terça-feira), mas os condutores já estão respeitando a sinalização.
 
Esta é uma grande novidade no trânsito guarulhense, mas é uma operação que já vem sendo realizada com êxito em São Paulo e em cidades espanholas como Barcelona e Madri.
 
As análises comprovaram que houve uma redução significativa no número de acidentes entre os veículos de duas e quatro rodas. O sistema funciona da seguinte forma: as motos param em um bolsão à frente, nas proximidades da faixa de pedestres, enquanto os veículos são recuados para uma segunda faixa localizada 5 metros atrás.
 
Se houver, por exemplo, um excesso de motocicletas dentro do bolsão, as subsequentes, obrigatoriamente, são obrigadas a ficar esperando dentro do corredor a ela destinados. A medida, futuramente, também poderá ser estendida para os ciclistas.  
 

Posso ajudar?