Economia

Bolsas de Nova York se recuperam no final da sessão

As bolsas de Nova York se recuperaram no final da sessão desta quarta-feira, 12, e encerraram em leve alta, impulsionadas por ações do setor de tecnologia e energia. O índice Nasdaq fechou em alta de 7,60 pontos (0,15%), aos 5.044,39 pontos. O S&P 500 ganhou 1,98 ponto (0,10%), aos 2.086,05 pontos. Já o Dow Jones fechou estável, aos 17.402,51 pontos.

Durante todo o dia, os mercados acionários foram pressionados pela desvalorização do yuan pela segunda sessão consecutiva. Dados do setor industrial e do varejo da China também decepcionaram, o que acendeu o alerta sobre a saúde da segunda maior economia do planeta e afastou os investidores de ativos de maior risco.

Na Europa, as bolsas que têm empresas mais expostas ao varejo da China tiveram o pior desempenho da sessão. A bolsa de Frankfurt recuou 3,27%, a de Paris caiu 3,40% e a de Milão perdeu 2,96%.

Os mercados norte-americanos seguiram essa tendência e chegaram a cair mais de 1%. No entanto, a subida dos preços do petróleo – que foi impulsionado pela baixa do dólar e por um relatório otimista da Agência Internacional de Energia – deu fôlego às ações do setor de energia em Nova York, o que provocou a mudança de sinal das bolsas na hora final do pregão. Os papéis da Chevron terminaram em alta de 1,18% e os da ExxonMobil avançaram 1,68%.

As ações do setor de tecnologia também tiveram altas firmes, o que ajudou a sustentar o índice Nasdaq em alta. Os papéis da Apple fecharam com ganho de 1,54% e os da IBM subiram 0,42%. Fonte: Dow Jones Newswires