As bolsas dos EUA fecharam em leve baixa nesta terça-feira, 7, depois de duas sessões consecutivas de altas. Os principais índices passaram a maior parte da sessão em alta; pela manhã, o Dow Jones chegou a subir 103 pontos. A reversão aconteceu na última meia hora da sessão. “As pessoas estão um pouco confusas, um pouco cautelosas, Elas preferem perder a próxima perna do movimento de alta a ser pegas muito expostas”, comentou Seth Setrakian, da First New York Securities.
O mercado reagiu positivamente a anúncios de fusões e aquisições de grandes empresas e também continua na expectativa de que o Federal Reserve demore mais para começar a elevar as taxas de juro de curto prazo, depois dos indicadores fracos de emprego divulgados na sexta-feira e de declarações do presidente do Fed de Nova York, William Dudley, na segunda-feira.
Hoje, o presidente do Fed de Minneapolis, Narayana Kocherlakota, disse acreditar que não será necessário apertar a política monetária até o segundo semestre de 2016; o indicador de vagas abertas no mercado de mão de obra subiu para 5,13 milhões em fevereiro, de 4,97 milhões em janeiro, mas o número de pessoas efetivamente contratadas caiu a 4,9 milhões em fevereiro, de 5,0 milhões em janeiro.
A estrategista Quincy Krosby, da Prudential Financial, observou que o número de pessoas que deixaram voluntariamente seus empregos cresceu em fevereiro, o que sugere que a economia está mais saudável, levando um número maior de pessoas a pedir demissão para mudar-se para um emprego melhor. “Quanto mais a taxa de desistência sobe, mais ela se torna parte dos indícios de que os salários estão subindo e de que a chamada capacidade ociosa no emprego está se reduzindo”, acrescentou.
Entre os destaques da sessão estavam as ações da FedEx, que subiram 2,69% depois de a empresa concordar em comprar a holandesa TNT Express (cujas ações subiram 28,13% em Amsterdã) por US$ 4,8 bilhões. As da Axalta Coating Systems avançaram 9,81%, depois do anúncio da aquisição de 20 milhões de suas ações pela Berkshire Hathaway. Em dia de nova alta dos preços do petróleo, as ações da Diamond Offshore Drilling subiram 2,79% e as da Range Resources avançaram 2,93%. As da General Motors caíram 2,54%, depois de o governo do Canadá anunciar que está vendendo sua participação na empresa; as da American Express recuaram 1,63%, após rebaixamento de recomendação pelos analistas da Oppenheimer.
“O próximo catalisador para o mercado será como os lucros se comportam em comparação com as expectativas”, disse Brad McMillan, da Commonwealth Financial Network. Segundo a FactSet, os analistas têm a expectativa de que os lucros das empresas do S&P-500 caiam 4,9% no primeiro trimestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. “Temos um forte vento contrário no que se refere aos lucros, e o mercado está lutando com isso”, disse McMillan. A temporada de divulgação de balanços do primeiro trimestre começa extraoficialmente nesta quarta-feira, com a Alcoa.
O índice Dow Jones fechou em baixa de 5,43 pontos (0,03%), em 17.875,42 pontos. O Nasdaq fechou em queda de 7,09 pontos (0,14%), em 4.910,23 pontos. O S&P-500 fechou em baixa de 4,29 pontos (0,21%), em 2.076,33 pontos. Fonte: Dow Jones Newswires.